Confira como a sua ceia pode ser saborosa e saudável neste Natal

A ceia de Natal é um verdadeiro sinônimo de fartura: peru, chester e rabanadas são as verdadeiras marcas dessa época do ano. Apesar da grande expectativa para esse momento, especialistas recomendam moderação.

A professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia Thais Franco Cardoso, fala sobre como a ceia de Natal pode ser além de gostosa, equilibrada. “O primeiro passo é ter consciência de suas escolhas alimentares e entender que se você vem de um ano de alimentação saudável e boas escolhas, não precisa se preocupar que em um dia nada estará perdido”, afirmou.

Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, beber bastante água, também são dicas de equilíbrio recomendada pela nutricionista. “Evite beliscar o tempo todo, principalmente doces, bombons, que acabam por agregar calorias vazias, mas é possível substituir itens ou ingredientes nas preparações para torná-las mais saudáveis como fazer uma receita deliciosa de um salpicão sem maionese e batatas”, explicou Thais.

A substituição de alguns ingredientes ajuda a incrementar o cardápio saudável de Natal. “No lugar da maionese, aposte no iogurte, ameixa e abacaxi, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Utilizar substituições, como arroz integral com amêndoas, rico em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, sendo aliados ao controle de peso e diabetes, pode ser substituído o tender por carnes brancas, sem pele, optar por preparações assadas, grelhadas”, declarou.

O consumo de condimentos industrializados e ricos em sódio devem ser evitados, conforme afirma a nutricionista. “Ervas e especiarias naturais são melhores opções. As sobremesas são uma alternativa que podem substituir a tradicional rabanada frita, por assada em forno, com pães integrais e sem casca, adicionar frutas nas sobremesas e utilizar as preparações com leite de soja, leite de castanha, desnatados. Consumir mais sucos naturais do que refrigerantes, frutas apresentam funções antioxidantes, ricos em vitaminas. Enfim, e não esqueçam da dica mais importante, curtir esse momento com quem vocês amam!!!”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

17 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

17 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

18 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

2 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

2 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

2 dias ago

This website uses cookies.