A ceia de Natal é um verdadeiro sinônimo de fartura: peru, chester e rabanadas são as verdadeiras marcas dessa época do ano. Apesar da grande expectativa para esse momento, especialistas recomendam moderação.
A professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia Thais Franco Cardoso, fala sobre como a ceia de Natal pode ser além de gostosa, equilibrada. “O primeiro passo é ter consciência de suas escolhas alimentares e entender que se você vem de um ano de alimentação saudável e boas escolhas, não precisa se preocupar que em um dia nada estará perdido”, afirmou.
Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, beber bastante água, também são dicas de equilíbrio recomendada pela nutricionista. “Evite beliscar o tempo todo, principalmente doces, bombons, que acabam por agregar calorias vazias, mas é possível substituir itens ou ingredientes nas preparações para torná-las mais saudáveis como fazer uma receita deliciosa de um salpicão sem maionese e batatas”, explicou Thais.
A substituição de alguns ingredientes ajuda a incrementar o cardápio saudável de Natal. “No lugar da maionese, aposte no iogurte, ameixa e abacaxi, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Utilizar substituições, como arroz integral com amêndoas, rico em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, sendo aliados ao controle de peso e diabetes, pode ser substituído o tender por carnes brancas, sem pele, optar por preparações assadas, grelhadas”, declarou.
O consumo de condimentos industrializados e ricos em sódio devem ser evitados, conforme afirma a nutricionista. “Ervas e especiarias naturais são melhores opções. As sobremesas são uma alternativa que podem substituir a tradicional rabanada frita, por assada em forno, com pães integrais e sem casca, adicionar frutas nas sobremesas e utilizar as preparações com leite de soja, leite de castanha, desnatados. Consumir mais sucos naturais do que refrigerantes, frutas apresentam funções antioxidantes, ricos em vitaminas. Enfim, e não esqueçam da dica mais importante, curtir esse momento com quem vocês amam!!!”, concluiu.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.