Confira como a sua ceia pode ser saborosa e saudável neste Natal

A ceia de Natal é um verdadeiro sinônimo de fartura: peru, chester e rabanadas são as verdadeiras marcas dessa época do ano. Apesar da grande expectativa para esse momento, especialistas recomendam moderação.

A professora do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia Thais Franco Cardoso, fala sobre como a ceia de Natal pode ser além de gostosa, equilibrada. “O primeiro passo é ter consciência de suas escolhas alimentares e entender que se você vem de um ano de alimentação saudável e boas escolhas, não precisa se preocupar que em um dia nada estará perdido”, afirmou.

Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, beber bastante água, também são dicas de equilíbrio recomendada pela nutricionista. “Evite beliscar o tempo todo, principalmente doces, bombons, que acabam por agregar calorias vazias, mas é possível substituir itens ou ingredientes nas preparações para torná-las mais saudáveis como fazer uma receita deliciosa de um salpicão sem maionese e batatas”, explicou Thais.

A substituição de alguns ingredientes ajuda a incrementar o cardápio saudável de Natal. “No lugar da maionese, aposte no iogurte, ameixa e abacaxi, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Utilizar substituições, como arroz integral com amêndoas, rico em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, sendo aliados ao controle de peso e diabetes, pode ser substituído o tender por carnes brancas, sem pele, optar por preparações assadas, grelhadas”, declarou.

O consumo de condimentos industrializados e ricos em sódio devem ser evitados, conforme afirma a nutricionista. “Ervas e especiarias naturais são melhores opções. As sobremesas são uma alternativa que podem substituir a tradicional rabanada frita, por assada em forno, com pães integrais e sem casca, adicionar frutas nas sobremesas e utilizar as preparações com leite de soja, leite de castanha, desnatados. Consumir mais sucos naturais do que refrigerantes, frutas apresentam funções antioxidantes, ricos em vitaminas. Enfim, e não esqueçam da dica mais importante, curtir esse momento com quem vocês amam!!!”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Governo Federal vai investir R$ 2,4 bilhões em mais de 10 mil equipamentos médicos

Foto: freepik O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou na segunda-feira (4),…

7 horas ago

Anvisa apresenta projeto-piloto de Monitoramento de Resistência Microbiana e Resíduos em Alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu um webinar para apresentar o projeto-piloto do…

15 horas ago

Vacinação contra HPV teve início nesta segunda-feira no Rio

A vacina contra o vírus HPV, no Rio de Janeiro, encontra-se disponível para adolescentes entre…

1 dia ago

Prefeitura de Belém promove ação de saúde e lazer

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social (Sepes) realiza neste domingo,…

4 dias ago

Tocantins intensifica vacinação contra o sarampo na rodoviária da capital

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas intensificou a vacinação contra o sarampo no terminal…

5 dias ago

Planos de saúde passam a atender pacientes do SUS a partir de agosto

Pacientes da rede pública vão poder ser atendidos também por planos de saúde em todo…

5 dias ago