O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo continua a avançar no campo da saúde, desta vez realizando uma inovadora revisão de prótese total de joelho por meio do sistema robótico CORI da Smith Nephew, o único equipamento capaz de executar esse tipo de cirurgia.
Esse procedimento pioneiro na América Latina foi conduzido pelos médicos do Serviço de Joelho do HSVP e da Clínica IOT, André Kuhn e Vinicius Canello Kuhn.
A cirurgia foi realizada em 5 de outubro em um paciente masculino de 40 anos, que recebeu alta médica em apenas 72 horas. O cirurgião André Kuhn explicou que o procedimento inédito visava corrigir complicações de cirurgias prévias relacionadas à artrose e infecção periprotética. Até então, cirurgias robóticas semelhantes eram realizadas apenas nos Estados Unidos e Porto Rico.
Segundo o Dr. André Kuhn, a cirurgia robótica de revisão é a melhor alternativa para pacientes que já têm uma prótese de joelho e precisam substituí-la. O robô permite o planejamento e a execução do procedimento, facilitando o alinhamento do membro inferior e, principalmente, os cortes ósseos necessários para a preparação da nova prótese.
Isso resulta em uma assistência reduzida de instrumentos cirúrgicos, o que, por sua vez, reduz os custos de logística e esterilização. Os pacientes podem contar com uma execução técnica aprimorada e maior segurança nos resultados.
Além disso, na próxima quinta-feira, o Serviço de Joelho celebrará a realização de 200 cirurgias ortopédicas robóticas no interior do Rio Grande do Sul. Desde o ano passado, a equipe do HSVP/IOT utiliza o robô CORI em procedimentos de artroplastia total de joelho, sendo pioneira no Brasil na utilização dessa tecnologia de segunda geração, que oferece maior precisão, qualidade e resultados mais eficazes aos pacientes.
O diretor técnico médico, Dr. Adroaldo Mallmann, enfatiza que o Hospital São Vicente de Paulo sempre foi líder na adoção de tecnologias avançadas e a cirurgia robótica para o joelho representa mais um passo em direção à excelência na área médica.
O investimento nessa inovação visa aprimorar os procedimentos cirúrgicos, reduzir sangramentos e diminuir o tempo de internação dos pacientes. Além disso, o hospital está expandindo seu uso da robótica, com previsão de aquisição de outro robô da empresa AMPLITUDE em 2024, que será utilizado na ortopedia.
O Centro de Robótica da instituição já conta com o robô Versius, que tem demonstrado excelentes resultados em procedimentos abdominais e torácicos.
Fonte: ANAHP
Deixe uma resposta