Engenheiros biomédicos e biólogos da Escola de Medicina da Universidade Tulane, instituição de pesquisa privada de Nova Orleans, na Luisiana, EUA, desenvolveram um exame de sangue altamente sensível capaz de detectar vestígios da bactéria causadora da tuberculose em bebês. O grande diferencial desse teste é que a bactéria pode ser identificada até um ano antes do desenvolvimento da doença mortal.
Ao utilizar apenas uma pequena amostra de sangue, o teste detecta uma proteína secretada pelo mycobacterium tuberculosis (que causa a infecção) e pode rastrear todas as formas da doença, além de avaliar rapidamente a resposta do paciente ao tratamento. As informações são do presidente do setor de inovação em biotecnologia da Universidade, Tony Hu, líder do estudo, que foi publicado na BMC Medicine.
“Este é um avanço para crianças com tuberculose porque, até então, não tínhamos esse tipo de tecnologia de triagem para detectar infecções precoces entre os grupos mais jovens, que provavelmente não seriam diagnosticados”, disse Hu ao Medical Xpress. “Espero que esse método possa ser levado adiante rapidamente para alcançar essas crianças o mais cedo possível.”
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.