Uma mulher, de roupão de banho, pratica a rotina de beleza de cuidados com a pele em casa, estudando-se no espelho do banheiro Por demopicture
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou novas medidas rigorosas sobre os implantes hormonais manipulados.
A resolução busca aumentar a segurança dos pacientes e coibir práticas inadequadas, principalmente no uso estético e esportivo, que continuam proibidos.
Os implantes hormonais são pequenas formulações inseridas sob a pele. Sua função é liberar substâncias específicas para tratar condições médicas quando não há medicamentos disponíveis no mercado que atendam à necessidade do paciente.
No entanto, esses dispositivos ganharam popularidade de forma inadequada, sendo promovidos como soluções para emagrecimento, ganho de massa muscular e até para melhoria de humor, o que levou a graves complicações de saúde.
Entre as novas regras, destacam-se:
A utilização inadequada de implantes hormonais, como os chamados “chips da beleza”, está associada a graves efeitos colaterais.
Estudos médicos relatam aumento do risco de infartos, derrames e complicações renais. Em alguns casos, pacientes precisaram de internação em UTIs.
A Anvisa enfatiza que o uso de implantes hormonais só é permitido quando há uma indicação médica clara e respaldada pelo código CID, conforme prescrição do médico.
Fórmulas para fins estéticos, ganho de massa muscular ou desempenho esportivo permanecem proibidas.
A Anvisa já implementou um programa para fiscalizar farmácias que manipulam implantes hormonais.
O objetivo é verificar se estão seguindo as Boas Práticas de Manipulação e coibir abusos no processo de produção e entrega dos produtos.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com outras 35 entidades médicas, destacou a urgência das novas regulamentações.
Para essas instituições, o uso inadequado de implantes hormonais ameaça a saúde pública e precisa ser combatido com rigor.
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.