Ceratose Pilar: o que é, causas e tratamento

A Ceratose ou Queratose Pilar talvez não seja um nome frequentemente falado, porém, é mais comum do que se possa imaginar. Provavelmente, você já tenha se queixado de “bolinhas” que podem ter surgido no corpo, causando algum incômodo ou não.

A dermatologista Luana Loureiro explica o que é a ceratose pilar, além de acrescentar que é comum entre as pessoas. “É uma condição muito frequente no consultório. Ocorre devido aumento da produção de queratina e acúmulo nos folículos pilosos, por isso a sensação de várias ‘bolhinhas ásperas’ na pele”, pontua.  

Causas 

Segundo a especialista, existem algumas causas que podem ocasionar no surgimento da ceratose pilar na pele, mas também podem não ter uma. “Algumas alterações na pele podem predispor seu surgimento, como a dermatite atópica e pele seca. Sendo um importante marcador para essas condições. Também pode ser idiopática, ou seja, sem causa definida”, destaca.  

Luana sinaliza sobre quem está mais sujeito a ter a condição e os locais mais comuns do aparecimento da ceratose pilar. “Acomete principalmente crianças e adolescentes com predileção de braços, glúteos e coxas. Geralmente não apresentam sintomas, porém, prurido (coceira) pode ocorrer”, enfatiza.  

De acordo com a médica, a ceratose pilar não é maligna, mas é reclamação estética frequente entre as pessoas. “Essa alteração da pele é benigna e pode desaparecer espontaneamente, sem tratamento. Entretanto é um importante queixa estética dos pacientes”, afirma.  

Tratamento  

Luana destaca as principais formas de tratamento contra a ceratose pilar que, inclui hábitos de rotina básicos, além de ressaltar a importância de um profissional para realizar o tratamento de maneira adequada. “O tratamento é baseado em hidratação diária e uso de medicações específicas para redução da queratina, e consequentemente da sensação áspera. Alguns hábitos como evitar banhos quentes e demorados, evitar uso de roupas justas, esfoliação da região, hidratação intensa e regular, ajudam na melhora do quadro. Consulte seu médico dermatologista para diagnóstico correto e condução do seu caso”, finaliza.  

Milena Alves

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

5 horas ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

5 horas ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

6 horas ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

1 dia ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

1 dia ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

1 dia ago

This website uses cookies.