Validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o 24 de junho está incorporado no calendário do Ministério da Saúde do Brasil. A data visa conscientizar a sociedade sobre os riscos e as consequências, especialmente à população mais idosa.
A OMS registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Destas, 90% são causadas por quedas. No universo hospitalar, a queda relacionada ao cuidado de saúde produz danos em 30% a 50% dos casos, sendo que 6% a 44% desses pacientes sofrem danos de natureza grave, como fraturas, hematomas e sangramentos, que podem levar ao óbito, além de aumentar o tempo de internação do paciente.
São diversos os fatores que podem ocasionar a queda: o uso de medicamentos, distúrbios de locomoção, falta de equilíbrio, fraqueza muscular e sedentarismo, bem como a dificuldades propiciadas pelo ambiente, entre elas, pisos escorregadios, encerados ou molhados, ausência de corrimão, assentos sanitários muito baixos, calçados inapropriados e tapetes soltos.
Saulo Nardy Nader, neurologista especializado em Distúrbios Vestibulares e membro titular da Associação Brasileira de Neurologia, reforça a importância da prevenção. “É fundamental mostrar que a maior parte dessas intercorrências pode ser evitada, poupando-se assim consequências mais graves. Daí a gente preparar os vídeos e disponibilizá-los a todos, é uma prestação de serviço em saúde que certamente trará bons frutos”, reforça o especialista.
Prevenção e cuidados
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.