O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira e é o quarto que mais leva a óbito.
A incidência é maior entre 45 e 50 anos, mas têm sido cada vez mais comuns os casos em mulheres antes dos 30 anos, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer.
A região Norte é a que apresenta maior incidência e em contínuo crescimento de casos, por motivos relacionados à pobreza, prevenção e acesso à saúde e pelas peculiaridades territoriais, com populações ribeirinhas.
O controle do câncer do colo do útero é uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. As estratégias são diagnóstico precoce e rastreamento.
HPV e Vacinação
Existem mais de 150 tipos de vírus HPV, sendo 40 deles contaminantes da região genital podendo provocar cânceres de vulva, vagina, pênis, ânus e verrugas genitais.
O câncer de boca e garganta mata cerca de 230 mil pessoas por ano e a incidência está relacionada ao HPV. É muito importante conscientizar os pais a vacinarem meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, antes do início da vida sexual, uma vez que a transmissão se dá pelo contato sexual sem proteção.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.