
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II da Uepa, localizada na tv. Perebebuí, n. 2623, promovem nesta quinta-feira (8), até às 17 horas, uma campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemopa.
A campanha faz parte do trote solidário dos calouros do CCBS, e pretende mobilizar alunos, servidores e o público em geral para fortalecer o estoque estadual de sangue. Para realizar a doação de sangue, é necessário apresentar um documento de identidade oficial, como RG, CNH, CTPS ou Passaporte. A iniciativa tem como meta coletar 80 bolsas de sangue.
Requisitos para a doação de sangue
Segundo a Coordenadora de Apoio e Orientação Pedagógica do CCBS, Patrícia Begot, os requisitos para a doação de sangue são:
- Ter entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos, devem ter consentimento dos pais ou responsáveis;
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado (Não pode estar de jejum);
- Ter tido uma noite de sono de pelo menos, 6h, nas 24h anteriores à doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Parceria entre Hemopa e Uepa
Patrícia Begod afirma que a parceria entre HEMOPA e Uepa é antiga. “Nossos cursos já faziam parcerias para doação, especialmente a Biomedicina e Medicina, mas a partir de 2023 passou a fazer parte da programação de acolhida aos novos calouros do CCBS que estão chegando na UEPA, o chamado Trote Solidário, é um momento muito importante para reforçar a sensação de pertencimento à instituição. Além da questão da solidariedade ao próximo, somos o centro onde se concentram os cursos da área da saúde. O que torna mais importante ainda incentivar essas atitudes para os nossos futuros profissionais, para que tenham essa visão humanizada dentro da saúde desde seu ingresso na Universidade”.
Para o médico, Dr. Emanuel Sousa, professor e diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), as campanhas de doação de sangue realizadas na universidade têm uma importância extrema. “Especialmente no nosso Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, que abriga diversos cursos da área da saúde na Uepa”, disse ele.
“Como comunidade universitária, temos um compromisso social, político e democrático com a sociedade. A doação de sangue é, acima de tudo, um gesto de cidadania, uma verdadeira conquista da democracia”.

Deixe uma resposta