Julho é considerado o mês que indica a chegada do verão na região norte. E com essa mudança de clima, as pessoas costumam ir à passeios como praias, piscinas, igarapés, entre outros. Por ficarem expostas ao calor e também com roupas molhadas, as mulheres podem ter problemas relacionados a infecções nas regiões íntimas, e isso, é claro, inspira cuidados.
A ginecologista Ana Paula Fonseca explica que o verão contribui para o aumento do risco de infecções na região íntima da mulher, assim como também a umidade. “Infelizmente, sim! De certa forma, o clima acaba estando diretamente ligado à saúde vaginal. No verão, por exemplo, o calor faz com que os fungos e as bactérias consigam se proliferar de maneira muito mais abundante e rápida na região vaginal. A própria exposição exacerbada ao sol pode interferir na imunidade, além dos hábitos que muitos adotam nesse período abusando de praia, piscina, etc. O que torna também um ambiente mais úmido, favorecendo ainda mais o desequilíbrio dessa flora”, afirma.
Cuidados
Nesse período, a especialista orienta que as mulheres sigam cuidados básicos para evitar o risco das infecções:
A ginecologista também comenta sobre a necessidade de manter a higiene íntima da maneira certa, além de ressaltar sobre a atenção com mulheres em período menstrual. “Evitar passar o dia inteiro com o mesmo biquíni ou roupa molhadas, já é uma dica de ouro. Levar na bolsa um sabonete adequado para manter a higiene vaginal, principalmente após a exposição ao sal e ao cloro, por exemplo. Caso estejam no período menstrual e utilizarem absorventes internos, por exemplo, atentar para não ultrapassar o tempo de uso nesses casos, de preferência optar pelo coletor menstrual. Não custa nada lembrar também de não compartilhar roupas íntimas ou toalhas”, enfatiza.
A médica lembra que é importante que o público feminino esteja atento ao check up ginecológico independentemente do período. “Saúde não tira férias, e para curtir qualquer estação, é fundamental estar com o check up em dia”, destaca.
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.