O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (07), que os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular. A iniciativa irá assistenciar 55 milhões de brasileiros.
A saúde da mulher está no foco no programa. Elas terão acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Antes, esses produtos eram ofertados no Farmácia Popular por 50% do valor, mas agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que anteriormente pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com os medicamentos gratuitos.
O acesso ao programa também será facilitado para a população indígena aldeada. Afim de evitar o deslocamento da população, será nomeado um representante de comunidade, responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de ter um CPF para ser atendido. A iniciativa será expandida gradualmente para as outras regiões. Além disso, as ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena.
O Ministério da Saúde também toma novas habilitações e prioriza os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. No total, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.
Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim deste ano, tenha unidades em 5.207 municípios brasileiros, o que equivale a 93% do território nacional.
Para retirar os medicamentos, o usuário deve ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O vínculo do beneficiário com o Bolsa Família será reconhecido automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de cadastro prévio.
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV
Deixe uma resposta