
Profissionais de diversos segmentos da saúde e da segurança pública participam até o dia 23 de maio, do Treinamento e Simulado de Mesa: Emergências em Saúde Pública Associadas aos Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN).
O Ministério da Saúde promove a capacitação, por meio da equipe técnica QBRN e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Divast). A capacitação ocorre no auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em Belém.
O treinamento visa qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder de forma eficaz a emergências em saúde pública relacionadas a agentes QBRN durante eventos de massa, especialmente na preparação para a A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, e exigirá articulação entre diferentes esferas de governo e setores técnicos.
A capacitação é fundamentada na necessidade de uma resposta coordenada a possíveis situações de risco envolvendo agentes perigosos, como acidentes, falhas operacionais ou até ações intencionais, em exemplo temos o bioterrorismo ou uso criminoso de agentes químicos. Nesse contexto, a atuação técnica e a articulação interinstitucional são fundamentais para proteger a população e garantir a segurança sanitária do evento
Para Raul dos Santos, representante do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), o treinamento é fundamental para ampliar o conhecimento técnico em áreas que não fazem parte da formação básica dos profissionais da saúde. “Como preparação para a COP30, esse evento tem como objetivo capacitar as pessoas para reconhecer e responder a eventos com esses agentes, que geralmente não fazem parte do escopo tradicional da saúde pública”, afirmou.
A diretora técnica da Sespa, Carla Figueredo, ressaltou que a iniciativa faz parte do esforço integrado do Pará rumo à COP30. “Essa capacitação é uma preparação direta para a COP30. Nosso foco é fortalecer as equipes técnicas para que estejam prontas para atuar em situações complexas, e assim garantir segurança à população e aos visitante”.
O Ministério da Saúde promove atividades de preparação específicas para emergências em grandes eventos, com foco no componente QBRN, desde 2024. Essas atividades incluem a aplicação de ferramentas de diagnóstico, treinamentos técnicos e simulações, que testam os planos de ação já elaborados e aprimoram a capacidade de resposta dos profissionais do SUS. Diversas capacitações e oficinas foram realizadas em Belém, finalizando com o treinamento atual e o simulado de mesa previsto para o fim de semana.
Com quatro módulos, divididos em emergências radiológicas, químicas, biológicas e simulado de mesa, o treinamento oferece aulas teóricas, estudos de caso e atividades práticas com foco na construção de protocolos conjuntos e no fortalecimento da rede de resposta rápida
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, destacou a importância da iniciativa, afirmando: “A preparação para a COP30 vai muito além da infraestrutura. Nós estamos cuidando da preparação técnica das nossas equipes para que estejam prontas para responder a qualquer tipo de emergência. Essa capacitação é estratégica para proteger a vida e garantir um evento seguro para todos.”
Facilitadores do IRD/CNEN e da equipe QBRN do Ministério da Saúde conduzem a atividade, com apoio do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp). A equipe técnica de QBRN e do Profesp faz parte do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Pará
Deixe uma resposta