Belém encerra vacinação contra a covid-19 nesta sexta-feira

A Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), informou que a campanha de vacinação contra a covid-19 será encerrada hoje (12). De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram aplicadas 2.266.875 doses de vacinas contra a covid-19. Considerando a população total de Belém, que é de 1.506.420 pessoas, foram vacinados 75,4% com a primeira dose e 67,3% com as duas doses.

“Tivemos uma diminuição significativa no número de contaminação e hospitalizações. Estamos avançando. Isso não significa que vamos descuidar. A orientação da nossa equipe de saúde é de que as pessoas continuem usando máscara e álcool em gel e que mantenham distanciamento. Não vamos cometer o equívoco de outras cidades”, destacou o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Foram imunizadas 118.118 pessoas entre profissionais da saúde e idosos com a terceira dose, que significa um percentual de 40,9% do total de 288.459 pessoas que fizeram a segunda dose nestes grupos. De 8 a 12 de novembro, são esperados aproximadamente 100.000 idosos para serem vacinados com a terceira dose.

Até o momento, dados oficiais mostraram que 27,7% da população brasileira e 41,6% da população do Pará que foram vacinadas com a primeira dose ainda precisa retornar para a segunda dose. Em Belém, 10,8% da população vacinada com a primeira dose ainda não recebeu a segunda. “Nós conseguimos reduzir em 97% o número de notificações de casos e em 99% o número de óbitos de janeiro a outubro. A ocupação leitos que no início do mês de março era de 89,9% de leitos clínicos, nós conseguimos reduzir hoje para 8,2% e estamos há cerca de duas semanas com ocupação 0% dos leitos clínicos. Já os leitos de UTI nós recebemos, no mês de abril, com 82,6% de ocupação. Em outubro fechamos com 10,5%. E hoje estamos há cerca de 12 dias com 0% de ocupação de leitos de UTI. Nós conseguimos ter um grande avanço e um significativo controle da evolução da pandemia”, enfatizou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

Reta final – Belém segue vacinando até o dia 12 de novembro, quando vai encerrar a vacinação nos pontos abertos exclusivamente para a campanha de vacinação contra a Covid. E irá começar a vacinação em mais de 50 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. “Nós vamos deixar a estrutura que temos de salas de vacinação nas unidades básicas de saúde funcionando com as vacinas que nós temos hoje no dia a dia. Então, as pessoas vão poder se vacinar. Ainda temos um quantitativo significativo de pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Nós temos que continuar chamando essas pessoas”, declarou o diretor de Vigilância à Saúde, Cláudio Salgado.

Fonte: Agência Belém

Foto: Agência Belém

Milena Alves

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

33 minutos ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

3 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

3 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

3 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

4 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

4 dias ago

This website uses cookies.