A variante Delta do novo coronavírus está se espalhando mais rápido do que a variante Gama, que surgiu primeiramente em Manaus os primeiros meses de contaminação.
Dados da Rede Genômica Fiocruz apontam que a proliferação da Delta multiplicou sua fração por nove do segundo para o terceiro mês, de 2,3% para 21,5% entre junho e julho, em um momento de declínio da pandemia. Enquanto isso, a Gama dobrou sua atividade no mesmo espaço de tempo, de 11,5% para 23,6% dos casos entre janeiro e dezembro, quando a pandemia crescia 14% no Brasil.
Ainda é cedo para afirmar a precisão dos números, por não produzir um grande volume de sequenciamentos genéticos de amostras coletadas em julho. Porém, duas diferenças de contexto em relação à disseminação de Gama e Delta geram preocupação.
Quando a Gama começou a proliferar no Brasil, a população ainda não estava vacinada, diferente da Delta que tem seu pico de contágio com cerca de 40% de vacinados. A Delta parece avançar no número absoluto dos casos, e não apenas nos ocorridos no país.
A boa notícia é que a maioria das vacinas são eficazes na proteção para doentes graves e morte e a taxa de letalidade da Delta. Atualmente, os casos correspondem cerca de 5% dos óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde, registrando 570 casos da variante Delta na última terça-feira (10).
Fonte: Veja
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.