O autocuidado é o ato de cuidar de si próprio. Algo que na prática, deveria ser realizado por todos, tanto homens, quanto mulheres, mas que na realidade nem sempre funciona desta forma.
É muito comum ouvir falar sobre autocuidado feminino, mas, há também o autocuidado masculino, que envolve práticas saudáveis relacionadas ao estilo de vida do homem
De acordo com o Urologista Ricardo Rocha, os homens ainda consideram cuidar da saúde um tabu, mas relativamente menor se comparado a alguns anos. “Infelizmente, ainda existe um tabu. Hoje em dia está restrito as gerações mais antigas e principalmente aqueles com menos grau de instrução. Segundo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, representando 29% de todos os cânceres no Brasil. Todo ano surgem mais de 65 mil novos casos por ano. É muito importante se manter informado para que seja eliminado qualquer preconceito relacionado ao seu autocuidado”, afirma.
De acordo com o especialista, o homem vive estatisticamente sete anos e meio menos que a mulher, porque de forma cultural, o homem é menos focado no seu autocuidado. Para o urologista, é necessário investir na saúde física e mental. “É fundamental investir em prevenção e na saúde da mente e do corpo para conquistar a longevidade com mais qualidade de vida”, explica.
Alguns cuidados essenciais para a saúde masculina “Nós adoecemos porque não fazemos o simples. O homem deve sempre buscar melhorar o seu estilo de vida com escolhas e atitudes saudáveis na alimentação, no sono, na atividade física, evitando o uso do álcool e cigarro, reduzir o estresse, além de ir pelo menos uma vez ao urologista ou médico clínico”, ressalta Ricardo Rocha.
A atividade física é uma das principais forma de autocuidado. O personal trainer Renato Torres aponta os benefícios que a prática regular de exercícios pode trazer. “Os benefícios da prática de atividade física são muitos. Posso destacar a melhora da imunidade, da disposição, do sono, ajuda na prevenção de doenças, no emagrecimento, entre outros, no caso dos homens ajuda até na produção e regulação da testosterona, principal hormônio masculino”, afirma.
O personal reforça a importância da atividade física, mas também a necessidade de realizar avaliação médica antes de iniciar. “Para todos os homens que desejam começar a praticar uma atividade física, o ideal é realizar o famoso ‘check-up’ com o seu médico, para que ele libere a atividade que deseja. Isso dá mais segurança, prevenindo de possíveis riscos pelo esforço durante a atividade, além de preservar a saúde”, conclui.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.