Atividade Física

Atividade física traz benefícios para a saúde e reduz mortalidade, aponta pesquisa

A liberação de serotonina é um considerada um dos principais benefícios da prática frequente de exercícios físicos. A substância combate o sedentarismo, a obesidade, a diabetes e o colesterol alto, além de reduzir a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diminuindo o risco de morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda exercitar o corpo entre 150 minutos e 300 minutos por semana para manter a saúde em dia.

Uma pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, reuniu em torno de 17 mil mulheres, com idade média de 72 anos, para comprovar os números apresentados pela OMS. O estudo foi liderado por I-Min Lee, professora de Epidemiologia, e publicado na revista Circulation.

Para a autora, o estudo teve o intuito de incentivar a prática frequente de exercícios físicos e comprovar os benefícios capazes de aumentar a longevidade. Os resultados mostraram que, ao praticar pelo menos 150 minutos de atividade por semana, é possível reduzir a taxa de mortalidade em até 40%. Mas, além disso, foi possível notar que as pessoas mais ativas e realizam 300 minutos semanais conseguiram registrar queda de 60% a 70% na mortalidade. 

Um estudo feito em Taiwan apontou que, mesmo praticando menos do que os 150 minutos de exercícios físicos estipulados pela OMS, é possível melhorar a saúde. Entre 1996 e 2008, a pesquisa avaliou mais de 416 mil pessoas, aproximadamente 199 mil homens e 217 mil mulheres. Os participantes foram divididos em cinco grupos: inativos, baixa, média, alta e muito alta atividade física. 

Os resultados indicaram que pessoas com baixo índice de exercício físico, cerca de 15 minutos por dia ou 90 minutos por semana, apresentavam redução de 14% na taxa de mortalidade e expectativa de vida três anos mais longa. Em comparação com aquelas que praticaram um mínimo de atividades físicas, as inativas desenvolveram aumento de 17% no risco de morte.

De acordo com conclusões, quanto mais exercício a pessoa praticar, melhor será o resultado. Dessa forma, estipula-se que a cada 15 minutos extras de movimento diário adicionados ao considerado baixo índice de exercitação, é possível reduzir a taxa de mortalidade em 4%.

Fonte: Estadão

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

13 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

15 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.