Nem sempre dá para arrumar tempo para uma voltinha na bicicleta ergométrica ou uma ida ao estúdio de ioga. Mas muitas vezes as razões pelas quais temos de renunciar a essas coisas, na verdade, podem contar como exercício – como quando você tem de faltar à academia para fazer faxina em casa.
Stephanie Thomas, personal trainer certificada que mora em Annapolis, destaca como uma sessão de limpeza completa pode ser exigente. “O movimento repetitivo pega de verdade”, diz ela. Tudo – desde trocar os lençóis até carregar um aspirador de pó para cima e para baixo nas escadas – queima calorias e trabalha os músculos.
Segundo o Healthline, passar o aspirador por meia hora queima cerca de 80 calorias para uma pessoa média de 80 quilos. E esse número não leva em consideração o que o empurrar e puxar da máquina faz pelos músculos dos ombros, braços e core.
Para a comunidade de saúde e bem-estar, esse tipo de exercício não intencional é qualificado como termogênese de atividade sem exercício (NEAT, na sigla em inglês). Jak Wawrzyniak, fundador da Intrinsic Athlete, uma empresa de treinamento pessoal em Vancouver, destaca que qualquer forma de NEAT pode ser uma boa produção diária de calorias para a maioria das pessoas ficar saudáveis.
Quando se trata de arrumar sua casa, os especialistas em condicionamento físico dizem que há duas maneiras de suar mais faxinando: adicionar exercícios de academia à sua rotina ou só prestar mais atenção à maneira como você realiza as tarefas.
Duston Morris, professor de promoção da saúde e comportamento saudável na Universidade de Saúde Integrativa de Maryland, destaca que, independentemente da abordagem, a frequência é crucial: “Se você estiver usando a limpeza da casa como forma de aumentar o movimento e a atividade física, faça 20 a 30 minutos por dia”.
1. Tirando o Pó: – Especialistas aconselham iniciar a faxina completa com uma boa limpeza do pó. – Incorporar agachamentos e afundos enquanto se move pela casa para trabalhar ombros, braços e pernas. – Alternar as mãos para criar equilíbrio muscular.
2. Banheiros: – Limpeza envolve movimentos variados que trabalham diferentes grupos musculares. – Incluir elevações e agachamentos de panturrilha para um exercício de corpo inteiro.
3. Cozinha: – Trabalhar grupos musculares semelhantes ao banheiro. – Incorporar elevações de panturrilha, agachamentos e afundos enquanto se move pelo espaço.
4. Lavanderia: – Dobrar roupas pode ser uma oportunidade para fazer flexões ou flexões inclinadas.
5. Pisos: – Limpar o chão é um mini-treino, envolvendo músculos do core, braços e ombros. – Mudar a posição da mão na vassoura ou no cabo do esfregão para trabalhar diferentes grupos musculares.
Existe uma ligação menos visível entre malhar e cuidar do seu espaço: a autoestima. Em ambos os casos, você está estabelecendo uma meta e a alcançando. Os benefícios são cumulativos, ganhando confiança e autoestima no processo de realizar algo físico. Como destaca Morris: “No processo de realizar algo físico, você ganha mais confiança e acredita mais em si”.
Fonte: The Washington Post
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.