Hoje, o Brasil já tem seis autotestes de covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois últimos foram liberados na última quarta-feira (2) pela agência. Para ter esse registro, os produtos são avaliados com relação à segurança, o desempenho e também precisa atender aos requisitos legais exigidos aos autotestes.
“Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto”, explicou a agência.
Um desses produtos é o “Autoteste COVID-19 Ag” registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos. O exame é fabricado pela Hangzhou Alltest Biotech da China. O teste usa o swab nasal e vai ter a apresentação comercial com um produto por embalagem.
Já o segundo autoteste é o “SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST” registrado pela empresa Kovalent do Brasil. O produto é fabricado pela Sugentech da Coreia do Sul. O exame também usa swab nasal, mas nesse caso, vai ter a apresentação comercial mais variada em versões com um, dois ou cinco testes por embalagem.
O autoteste permite que as pessoas possam realizar todas as etapas do exame, desde a coleta da amostra até o resultado, sem a necessidade de profissional. Para isso, é importante seguir corretamente as informações das instruções de uso, que tem uma linguagem simples, além de figuras ilustrativas do seu passo a passo.
De acordo com a a Anvisa, independentemente do resultado, o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que devem ser mantidas, já que diminuem a transmissão do novo coronavírus.
Fonte: Agência Brasil
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.