Famosos

Alopecia: entenda mais sobre a doença que causa a perda de cabelo

Na última semana, os nomes Alopecia, Jada Pinkett, Will Smith e Chris Rock ganharam repercussão nas redes sociais, isso porque a cerimônia do Oscar 2022 ficou marcada por um momento de agressão entre Will e Chris, que fez uma piada sobre a doença de Jada, que tem Alopecia, condição que afeta a queda de cabelo ou de pelos do corpo.

O dermatologista Othelo Amaral explica que há vários tipos de alopecia, e que, a famosa e conhecida calvície é um tipo da doença. “Existem vários tipos de alopecia, inclusive, também chamados a calvície de alopecia androgenética. No entanto, quando citamos o termo alopecia isoladamente, geralmente nos referimos a alopecia areata”, afirma.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo e suas causas podem ser genética ou com participação autoimune. Já na alopecia androgenética ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada.

Segundo o médico, a alopecia areata atinge em torno de 2% da população com predisposição a ter produção de autoanticorpos. “A pessoa produz anticorpos contra seus próprios pelos causando inflamação e queda dos mesmos”, pontua.

A alopecia pode afetar homens e mulheres e aparecer em qualquer faixa etária, porém, é mais comum antes dos 40 anos de idade.

O especialista enfatiza que entre as várias formas da alopecia areata, uma delas é considerada mais grave, mas que é possível tratá-la. “Entre as diferenças formas da doença, alguma delas é mais agressiva e grave a alopecia areata pode ser em placa única, chamada de Unifocal, em múltiplas placas, que é Multifocal, a Total, que ocorre em todo o couro cabeludo ou Universal, que acomete todos os pelos do corpo. Esta última é considerada a mais grave e mais difícil de se tratar. Todas as formas tem tratamento específico com resultados variáveis entre os pacientes”, finaliza.

Foto: Getty Images

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

4 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

6 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

1 dia ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

This website uses cookies.