Alguns alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a manter a saúde em dia. Eles são responsáveis por reduzir a produção de substâncias que causam a inflamações no organismo. O consumo desses alimentos pode prevenir e combater doenças, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico.
A nutricionista Larissa Ramos destaca quais são os principais alimentos com ação anti-inflamatória que atuam na prevenção de algumas doenças. “São exemplos de alimentos anti-inflamatórios: frutas vermelhas, folhas verdes, vegetais, leguminosas, amêndoas, nozes, castanhas, salmão, atum, grãos, linhaça, chia, gergelim, quinoa e abacate. Os alimentos com poder anti-inflamatório ajudam a combater e prevenir processos inflamatórios no organismo, impedindo o surgimento de vários tipos de doenças como diabetes, artrite, obesidade, Alzheimer e até mesmo câncer. Quando a doença já existe, podem evitar que o problema se agrave. Também ajudam a aumentar as defesas do corpo, facilitam os processos de cicatrização e diminuem a formação de radicais livres, retardando o processo de envelhecimento”, afirma.
A alimentação anti-inflamatória alivia e previne o cansaço excessivo, dores de cabeça, inchaço e dores nas articulações e músculos. Além disso, aumenta a imunidade, evitando gripes e resfriados e ajuda no controle do peso. Também auxilia na redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom), destaca a especialista.
Larissa ressalta como é possível incluir esses alimentos na rotina. “Para colocar a dieta em prática, é preciso ter planejamento”. Além disso, a nutricionista reforça que há a necessidade de saber o que você precisa ingerir, quais os motivos da escolha dos alimentos e como essa dieta funciona e contribui para o corpo. “A dieta anti-inflamatória, funciona da mesma maneira. Ela deve ser balanceada, rica em alimentos frescos e variados, para que assim, ela seja eficaz e prazerosa. Buscar sempre montar pratos coloridos, ricos em nutrientes e com alimentos naturais é a melhor dica”, pontua.
Uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios é capaz de prevenir doenças como diabetes, artrite doenças do coração, obesidade, Alzheimer e câncer, elenca Larissa.
Por fim, a nutricionista conta sobre a importância do acompanhamento nutricional antes de ingerir esses alimentos. “Como toda dieta, é importante que ela seja pensada e calculada individualmente por um nutricionista, para que seus reais benefícios possam ser observados e eventuais prejuízos à saúde possam ocorrer. Porém, salvo casos raros de alergia, não existem contraindicações, já que se tratam apenas de alimentos anti-inflamatórios naturais”, conclui.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.