Colunistas

A importância da Golden Hour

A primeira hora de vida é chamada “Hora de Ouro (Golden Hour)”, momento em que a mãe e o bebê costumam ficar mais acordados e tem uma excelente oportunidade para interagir. A grande importância desse momento é permitir que a transição do ambiente intra útero para o ambiente externo seja a menos traumática possível.

Dentro da barriga da mãe, o bebê estava em um ambiente protegido, com oferta regular de nutrientes, controle de temperatura e de luz. O clampeamento tardio do cordão umbilical, a promoção e manutenção do contato pele a pele e o início precoce do aleitamento materno exclusivo, ainda na Golden Hour, são três cuidados simples e baseados em evidências científicas que promovem inúmeros benefícios para mãe e bebê, inclusive como um fator de proteção contra mortalidade neonatal.
 
▪️ Benefícios para a mulher: diminui os riscos de hemorragia pós-parto; ajuda no controle da pressão arterial materna, diminuindo os riscos de quadros como eclâmpsia; diminui os índices de depressão pós-parto.
▪️Benefícios para o bebê: estimula a criação do vínculo mãe-bebê; favorece a colonização do bebê por bactérias boas da microbiota materna; controla os batimentos cardíacos do bebê; diminui as chances de hipotermia (temperatura baixa) e hipoglicemia (glicose no sangue baixa).
 
Ser amamentado na primeira hora significa receber o colostro, primeira vacina do bebê, rica em anticorpos e nutrientes. Os estudos mostram que recém-nascidos que passam por esse processo são mais saudáveis, têm menos risco de infecções e maiores chances de serem amamentados exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida.

Cristiana Trindade

Graduada em Medicina pela UFPA, Residência médica em pediatria e neonatologia pela FSCMPA. Já atuou na UTI Pediátrica da Santa Casa como intensivista e preceptora da residência médica de pediatria, atuou na UTI Neonatal da Maternidade Saúde da Criança e Clínica Pediátrica e também na Urgência e emergência da Clínica do Bebê. Atualmente pediatra e neonatologista em consultório particular.

Share
Published by
Cristiana Trindade

Recent Posts

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

12 minutos ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

23 horas ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

3 dias ago

This website uses cookies.