Yoga: prática milenar proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional - FRONT SAÚDE

Yoga: prática milenar proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional

Existem várias formas de manter a saúde e de preservar o bem-estar, e dentre elas está o Yoga, uma prática que tem seguidores mundo a fora. Com surgimento na Índia, essa prática existe há mais de 5 mil anos e é considerada por muitos uma filosofia de vida. “A Yoga ou o Yoga trabalha o corpo e a mente de seus adeptos. Existem muitos tipos diferentes de Yoga que, basicamente, envolvem a execução de posturas físicas e são realizadas de forma guiada por um instrutor, sincronizada com a respiração e o foco do pensamento”, explica o diretor da Amazon Yoga School, Govinda Caran Das.

Filosofia

Govida esclarece que na filosofia do Yoga existe o princípio de Ahimsa ou não violência, considerado um dos pilares fundamentais da prática. “É um princípio estendido a todas as criaturas vivas que, em algum momento, tende a conduzir o praticamente ao vegetarianismo”, pontua.

Benefícios da prática

Segundo o diretor, os benefícios da Yoga englobam aspectos físicos, mentais, emocionais e até mesmo espirituais, como relatam seus praticantes. Ele menciona sobre como o yoga pode atuar na saúde física de quem o pratica. “No aspecto físico, a prática constante fortalece toda a musculatura do corpo, fortalece as estruturas de sustentação da coluna, das pernas, também braços, pescoço, abdômen, enfim, literalmente, fortalece e tonifica todo o corpo do praticante, o que pode começar a ser notado com pouco tempo de atividade. Nesse sentido, se executadas de forma correta, algumas posturas podem corrigir desvios de coluna, bem como muitas outras melhorias”.

Ele lembra sobre os aspectos mentais, emocionais e espirituais que o yoga proporciona. “Uma das primeiras coisas que tendem a acontecer com o praticante é a regulação do sono, o que por si só gera bem-estar e melhoria nas relações interpessoais, familiares, aumento de produtividade no trabalho, mais energia e disposição para a realização das tarefas do dia a dia. Outra coisa que acontece com o desenvolvimento da prática é a regulação do sistema endócrino, o que atua nessa frente de equilíbrio da saúde física e das emoções”.

De acordo com o diretor da escola de yoga, a prática traz outros efeitos positivos para organismo. “Não se vê praticantes de Yoga adoecendo com frequência bem como também não os vê se envolvendo em confusões, pois normalmente são pessoas com maior equilíbrio emocional. Nesse ponto, ocorre uma maior produção de hormônios de bem-estar, como serotonina e endorfina e uma diminuição de hormônios de estresse, como o cortisol por exemplo, o que reduz muito os quadros de ansiedade das pessoas. Ainda podemos citar a regulação das funções digestiva, cardiorrespiratória, circulatória, excretora, etc”.

Preparação

Ele destaca como funciona a preparação para uma aula de Hatha Yoga, que é a mais popular para as pessoas do Ocidente. “Se dá sob os comandos de um instrutor, numa sala confortável e silenciosa, onde todos estão devidamente acomodados em seus respectivos tapetes e realizam sequências de posturas combinadas com foco mental e consciência da respiração, alternando entre respiração natural e retenção de ar, dependendo do objetivo no momento, sempre encerrando com um momento de relaxamento profundo”.

O especialista explica que os iniciantes são orientados com algumas informações pertinentes a boa execução da prática e já começam imediatamente. “Lembrando sempre que o segredo é sentir seu corpo, não forçar demais, trabalhar dentro de limites confortáveis para o corpo”, destaca.

Frequência

Ele comenta que o recomendado é que se pratique o yoga pelo menos duas vezes por semana. “Quanto mais, melhor. Se puder ser cinco, seis vezes por semana, estaremos mais perto do ideal”, afirma.

Quem pode fazer Yoga?

Govinda Caran lembra que a Yoga é indicada a todas as pessoas. Desde as crianças mais novinhas até mesmo aqueles que já passaram dos 100 anos de idade.
Segundo ele, a prática pode ser ajustada para todos, levando em consideração a coordenação motora de cada um. “Desde crianças que ainda estão aprendendo a se equilibrar direito, a idosos que já não possuem a mesma mobilidade de outrora, passando por técnicas que permitem que pessoas com deficiência também tenham acesso ao Yoga. A tendência é proporcionar melhoria da saúde em sentido amplo, qualquer que seja a condição do praticante, então, sim, o Yoga é para todos”, finaliza.