Ministério da Saúde amplia estoque nacional de antídoto usado em intoxicações - FRONT SAÚDE

Ministério da Saúde amplia estoque nacional de antídoto usado em intoxicações

Foto: Freepik

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Na primeira distribuição, 580 ampolas foram enviadas: Pernambuco recebeu 240, Paraná 100, Bahia e Distrito Federal 90 cada e Mato Grosso do Sul 60.

Já na segunda remessa, que começou a ser enviada na última terça-feira (7), mais quatro estados receberam o antídoto:Acre com 30; Ceará 120; Goiás 75; Rio de janeiro com 60 e Paraná que agora contempla 360 ampolas.  Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125.

Ao todo são 12.000 ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 unidades de fomepizol, devem estar disponíveis até o final desta semana para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As ampolas integram o estoque estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólicaDesse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. O boletim mais recente com atualização dos casos foi divulgado pela pasta na noite da última segunda-feira (6). 

A intoxicação por metanol ocorre quando a bebida adulterada é ingerida e metabolizada pelo fígado, resultando em uma substância tóxica que se acumula no corpo.

Os sintomas começam a se manifestar de 12 a 14 horas após a ingestão. Entre eles estão: a dor de cabeça, náusea, vômito, e dor abdominal. Em caso de suspeita busque atendimento médico imediatamente e leve a amostra da bebida ingerida. Não deixe de avisar outras pessoas que também podem ter ingerido a substância.