Foto: Danilo Pimental
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do estado de Goiás realiza a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela, que incentiva a mobilização da população para aumentar a cobertura vacinal.
Os moradores que ainda não receberam a vacina contra a febre amarela têm a chance de ir até uma Unidade de Saúde da Família, a um Centro de Atenção Integral em Saúde ou à UPA para se imunizar contra a doença.
A campanha segue até esta sexta-feira (3), ela ocorre em meio a casos de febre amarela em macacos no estado. Segundo a SES, neste ano foram confirmados, até agora, cinco casos: dois em Abadia de Goiás, um em Goiânia, um em Guapó e um em Firminópolis. Há, ainda, um caso no zoológico da capital em investigação.
Apesar de não haver nenhum caso em humanos no estado e o mais recente ter acontecido em 2017, a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Fluvia Amorim disse em entrevista ao G1 que a vacinação é urgente.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, hoje a cobertura vacinal para a febre amarela é de 71,66% em Goiás e 73,11% em todo o Brasil.
Transmitido por um mosquito, o vírus da febre amarela pode infectar macacos e seres humanos. Além de estar com a iluminação em dia, a população também deve adotar os procedimentos corretos se encontrar algum macaco morto. A orientação é que, nesse caso, o morador deve avisar à Secretaria municipal de Saúde de seu município.
Fonte: g1 Goiás
Deixe uma resposta