O Hospital Albert Einstein iniciou o MBA em Gestão de Saúde na capital paraense, nos dias 19 e 20 de setembro no Hotel Grand Mercure. O programa de excelência conta com um corpo docente renomado, amplo networking entre profissionais de saúde e cases de sucesso do Einstein.
Durante as aulas de abertura, o público pode contar com os ensinamentos de Rafael Ornelas, Diretor de Atenção Primária e Rede Assistencial e Roger Alencar, Diretor Hospitalar de Cuidado Público. O curso tem 620 horas de formação — divididos com 10 encontros de 16 horas, que vão ocorrer de forma presencial, em Belém. O restante das aulas será feito de forma on-line.
De acordo com Monica Sabino Hasner, coordenadora dos cursos de gestão para o público sênior do Einstein, MBA executivos e pós MBA, as formações são oferecidas desde 2004 e têm grande relevância para profissionais da saúde que hoje ocupam funções de coordenação ou direção hospitalar, já que durante a graduação, não tiveram contato com temas essenciais como gestão de pessoas, finanças, planejamento estratégico e inovação.
“Então é uma oportunidade que esses profissionais têm de ganhar habilidades de gestão. O Einstein é considerado pelo ranking da Newsweek o melhor hospital da América Latina e do Brasil, então nós temos histórias, nós temos o que dividir com esses profissionais.”
Hasner ressalta que vir para Belém foi uma excelente oportunidade, pois já foram implementadas 30 turmas do curso em São Paulo, e nos dias atuais, diferentes regiões têm a necessidade de ter profissionais bem formados perante o desafio que é o setor de saúde.
“Então, é com muito prazer que a gente está abrindo essa turma, fizemos parceria com o Dr. Sipriano Ferraz, que nos ajudou na divulgação, ele tem uma reputação excelente, então as pessoas já se inspiraram, o Dr. Sipriano, além de ser um profissional extremamente respeitado aqui na área pública e no Pará, foi nosso ex-aluno, fez o MBA executivo de gestão de saúde, fez o pós-MBA e também fez um módulo internacional em Israel, que é de inovação. Então basicamente é isso, nós estamos muito entusiasmados de poder ter essa oportunidade aqui na região”, finaliza a coordenadora dos cursos de gestão para o público sênior do Einstein.
Rafael Ornelas, médico de família, por formação, e diretor de atenção primária e rede assistencial no Einstein afirma que trazer o processo de formação executiva em gestão ao estado do Pará é altamente eficaz.
“Para que possa ter uma conexão entre o que a gente entende como excelência em gestão, em atuação e processos. Compreendendo também o método e a realidade local, para que a gente possa desenvolver juntos um processo de gestão mais atualizado, inovador e focado nas necessidades das pessoas do território e da região.”
Potencial de Qualificação
Para a médica especializada em Gestão em saúde Camylla Rocha, o fato do curso poder ser ofertado na Região Norte facilita o acesso a conteúdo de qualidade. “Sem dúvida tá sendo um fator que vai contribuir muito com a qualificação de profissionais gestores, não só da área médica, mas especialmente dela, porque todo hospital necessita de responsáveis técnicos e por formação devem ser médicos. Portanto, ter a oportunidade de fazer esse curso aqui traz um potencial de qualificação muito maior”, completa a médica.
Os alunos que integram o curso também terão a oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diferentes regiões, com encontro presencial em São Paulo para realizar visitas técnicas em hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein.
Gabrielle Nogueira | Front Saúde
Deixe uma resposta