Segundo a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a pneumonia é uma doença que atinge os pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Por conta do número de infecções e casos de mortes relacionados a doença, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu estabelecer o dia 12 de novembro como a data mundial para conscientizar e alertar pessoas sobre a prevenção.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cita que mais de 800.000 crianças menores de cinco anos morrem todos os anos no mundo, e isso inclui mais de 153.000 recém-nascidos. Já o Ministério da Saúde afirma que a pneumonia é considerada a maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças de até 5 anos.
A pneumologista e tisiologista Rosilene Linhares explica que a doença também acomete pessoas com comorbidades como diabetes, obesidade mórbida, pacientes oncológicos, transplantados e pessoas idosas, já que apresentam um sistema imunológico instável e frágil.
A doença matou 2,5 milhões de pessoas em 2019 no mundo, sendo 672.000 crianças. No Brasil, entre janeiro e agosto deste ano, 417.924 pacientes foram hospitalizados por causa de pneumonia. E no mesmo período do ano passado, foram 430.077 internações.
A especialista pontua as principais causas da pneumologia:
Mas além desses fatores, Rosilene explica que existem outros problemas que interferem no combate a pneumonia. “A falta de mais orientações, campanhas educativas, ausência da disponibilidade de exames para diagnósticos de forma mais abrangente e medidas terapêuticas como os medicamentos”, complementa.
Entre as principais formas de prevenir a doença estão:
A vacinação também é uma forma de prevenção. Não apenas a vacina da gripe, também existe a vacina anti-pneumocócica que previne as pneumonias que são causadas pela bactéria ‘pneumococo’, que causa 60% dos casos de pneumonia.
A médica lembra a importância de falar sobre o Dia Mundial da Pneumonia. “Nesta data podemos dar ênfase, fazer práticas alusivas e reforçar a importância desse assunto, que por vezes, é esquecido com a rotina diária”, finaliza.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.