Volta às aulas: confira os cuidados necessários para garantir um retorno mais seguro

Ventilação dos ambientes, uso de máscaras adequadas, higienização das mãos e o distanciamento são os pontos principais adotados pelas escolas públicas do Pará desde segunda-feira, 2, data de retorno às atividades. A queda de novos casos da doença e o avanço na imunização da população impulsionou a retomada às aulas na capital e municípios do interior.

Neste primeiro momento, de acordo com o Plano de Retorno as Aulas Presenciais, apenas 25% dos alunos em cada turma, que estão nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e as etapas finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornam às atividades.

Para garantir a segurança da comunidade escolar, estão sendo adotados protocolos de segurança. A comunidade escolar será indicada a lavar as mãos com água e sabão, ou utilizar álcool gel 70% na entrada da escola, quando utilizar o banheiro e antes dos lanches.

Será obrigatório o uso de máscara dentro dos ambientes escolares e cada aluno deverá levar seu copo, caneca ou garrafa de água. Os estudantes devem evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, com o intuito de evitar a propagação do vírus. 

O acesso à escola será restrito a alunos, professores e funcionários, os quais deverão obedecer aos protocolos de higiene. A retomada das aulas deve ser acompanhada por comunicação com as famílias, docentes, discentes, profissionais da educação, explicando com objetividade e clareza o retorno gradual e as medidas sanitárias exigidas.

É sugerido que não sejam realizados eventos que promovam aglomerações no espaço e/ou entorno da escola. O distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas deverá ser assegurado em filas e no momento da distribuição dos alunos nas salas de aulas, por meio de sinalização no piso e paredes.

Os ambientes coletivos, como auditórios, sala dos professores, refeitórios, biblioteca, laboratórios, entre outros, também terão acesso limitado.  vão ser limitados a pequenos grupos e respeitando o distanciamento entre as pessoas.

Caso haja intervalo para a distribuição de merenda escolar, deverá ser realizada obedecendo todos os protocolos sanitários em prevenção à Covid-19. Neste primeiro momento, as aulas de educação física serão preferencialmente realizadas de forma teórica.

*com informações Agência Pará

Editor

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

17 horas ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

4 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

4 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

4 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

5 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

5 dias ago

This website uses cookies.