Volta às aulas: confira os cuidados necessários para garantir um retorno mais seguro

Ventilação dos ambientes, uso de máscaras adequadas, higienização das mãos e o distanciamento são os pontos principais adotados pelas escolas públicas do Pará desde segunda-feira, 2, data de retorno às atividades. A queda de novos casos da doença e o avanço na imunização da população impulsionou a retomada às aulas na capital e municípios do interior.

Neste primeiro momento, de acordo com o Plano de Retorno as Aulas Presenciais, apenas 25% dos alunos em cada turma, que estão nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e as etapas finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornam às atividades.

Para garantir a segurança da comunidade escolar, estão sendo adotados protocolos de segurança. A comunidade escolar será indicada a lavar as mãos com água e sabão, ou utilizar álcool gel 70% na entrada da escola, quando utilizar o banheiro e antes dos lanches.

Será obrigatório o uso de máscara dentro dos ambientes escolares e cada aluno deverá levar seu copo, caneca ou garrafa de água. Os estudantes devem evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, com o intuito de evitar a propagação do vírus. 

O acesso à escola será restrito a alunos, professores e funcionários, os quais deverão obedecer aos protocolos de higiene. A retomada das aulas deve ser acompanhada por comunicação com as famílias, docentes, discentes, profissionais da educação, explicando com objetividade e clareza o retorno gradual e as medidas sanitárias exigidas.

É sugerido que não sejam realizados eventos que promovam aglomerações no espaço e/ou entorno da escola. O distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas deverá ser assegurado em filas e no momento da distribuição dos alunos nas salas de aulas, por meio de sinalização no piso e paredes.

Os ambientes coletivos, como auditórios, sala dos professores, refeitórios, biblioteca, laboratórios, entre outros, também terão acesso limitado.  vão ser limitados a pequenos grupos e respeitando o distanciamento entre as pessoas.

Caso haja intervalo para a distribuição de merenda escolar, deverá ser realizada obedecendo todos os protocolos sanitários em prevenção à Covid-19. Neste primeiro momento, as aulas de educação física serão preferencialmente realizadas de forma teórica.

*com informações Agência Pará

Editor

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

7 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

7 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

2 dias ago

This website uses cookies.