Desde muito cedo os bebês se comportam de maneiras diferentes e únicas. Assim como um filho não é igual ao outro, um bebê também não é igual a outro. Existem bebês que dormem a noite inteira, outros que acordam 4 a 5x por noite; bebês que brincam no berço ou no chão enquanto outros só querem colo; bebês que mamam a cada 3 horas, outros que precisam mamar de hora em hora; bebês que choram muito e outros que você nem escuta chorar.
Esses bebês, que aparentemente nunca estão satisfeitos, são chamados BEBÊS HIGH NEED. De fato, nós pediatras, vemos todos os dias esse tipo de bebês.
O mais interessante é notar que, para todo bebê high need, existem pais high need! Esse termo não se refere a uma doença, mas a um comportamento afetivo de uma família. Bebês que não dormem direito ou choram muito deixam os pais ansiosos. Esses acabam tornando os bebês inquietos e agitados – pais mais inseguros. Bebê continua irritado e pais apreensivos. E o ciclo não termina nunca!
Crianças podem ser sadias e inquietas, mas para os pais, isso sempre reflete algum suposto problema. Acontece que essa avaliação é muito subjetiva, e depende muito da tolerância dos pais.
Se seu filho chora muito, não dorme, está sempre irritado, a primeira coisa a fazer é uma avaliação com pediatra de sua confiança. Algumas doenças (infecções, alergias alimentares, doença do refluxo ou transtornos do neurodesenvolvimento) podem se manifestar antes de 1 ano de idade apenas com sintomas assim. Caso seu pediatra descarte essas possibilidades, que tal repensar sua rotina e comportamento em relação ao seu filho?
Pensar desde tão cedo que seu filho é hiperativo (tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH) só vai gerar mais ansiedade e preocupação no casal. Ao mesmo tempo, agora que sabe da existência dos bebês High Need, não deixe de fazer avaliação pediátrica em bebês irritados. Irritabilidade excessiva SEMPRE precisa de avaliação!
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.