Agora estrangeiros e brasileiros que estão vindo para o Brasil, não precisam mais apresentar a comprovação de que foram vacinados contra a covid-19 ou um teste que mostre negativo para o vírus. O motivo se deu porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revogou as duas portarias que foram editadas durante a pandemia, que apresentavam medidas sanitárias para quem estivesse entrando no país.
A revogação aconteceu porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, que vigorava desde março de 2020. A ANVISA repassou as orientações às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores de portos e aeroportos em instrução técnica publicada em 23 de maio.
As restrições sanitárias para embarque, desembarque e transporte de viajantes em cruzeiros foram revogadas pela Agência no dia 15 de maio, com a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 789/2023. Já as medidas para aeroportos e aeronaves, previstas na RDC 684/2022, perderam a validade no dia 21 de maio, com o fim da vigência da norma. E uma das primeiras revogações, foi a não obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos, que passou a ser somente recomendada.
A agência lembra que alguns países ainda exigem a vacinação contra febre amarela e covid, por exemplo, por isso é bom verificar quais países ainda exigem a comprovação. E embora a Anvisa não exija mais a apresentação de certificado de vacinação ou teste de Covid-19 em navios de cruzeiro, as companhias marítimas podem impor exigências próprias para embarque.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.