Ualisson Noronha - SES - DF
O Governo Federal prorrogou até dezembro de 2025, a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. A meta visa alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não ainda não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. É a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita.
A imunização encontra-se disponível em diferentes locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. A estratégia conta com o apoio de estados e municípios e para que todos os adolescentes dessa faixa etária sejam imunizados.
O HPV — O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, afetando homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens foram vacinados nesta nova etapa da estratégia. Os estados com maior número de vacinados são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2024, o Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos, índice considerado acima da média global, de apenas 37%, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos da mesma idade, a cobertura chegou a 67%.
O esquema vacinal atual é feito por dose única desde 2024, ele substituiu o modelo anterior de duas aplicações para simplificr o acesso à imunização. A medida reforça o compromisso do Brasil, que visa eliminar o câncer de colo do útero até 2030.
Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, em tratamento contra o câncer ou transplantados, o esquema continua em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Fonte: gov.br
Um novo modelo do Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia começa a ser…
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e…
Com previsão de 1,8 milhão de doses para 2025, a fim de proteger gestantes e…
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) promove a III Jornada de Cardiopediatria da…
Em 2023, mais de 303 mil gestantes tiveram bebês antes de completar 37 semanas de…
O tema abriu debates por todo o país, após relato de influencer O ano de…
This website uses cookies.