O governo brasileiro anunciou que a imunização contra a Covid-19 será integrada ao Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A recomendação prioriza grupos de maior risco, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, imunocomprometidos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outros. A inclusão foi avaliada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a eficácia e segurança das vacinas aprovadas pela Anvisa e seguidas recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. O governo também promoverá uma campanha de conscientização em novembro, enfatizando a importância da testagem, vacinação e tratamento. O antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível no SUS para tratamento da infecção.
O país observa oscilações no número de casos de Covid-19, com aumento em estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, enquanto em outros, houve sinalizações de crescimento lento. A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, destacou a importância da vacinação como medida preventiva.
A vacinação está disponível gratuitamente no SUS para maiores de 6 meses, com doses de reforço para maiores de 18 anos que já receberam duas doses. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberão três doses com intervalos específicos. O governo federal prioriza a imunização e lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para aumentar a cobertura vacinal no país. É possível verificar o registro de vacinação no aplicativo ConecteSUS Cidadão ou por meio do Cartão de Vacinação em papel, na unidade de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.