Foto: Freepik
Com previsão de 1,8 milhão de doses para 2025, a fim de proteger gestantes e bebês
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta semana uma parceria de transferência de tecnologia da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Com isso, o Brasil vai passar a produzir o imunizante, que será fornecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras 1,8 milhão de doses adquiridas por meio do acordo envolvendo o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer serão entregues até o fim deste ano. A distribuição da vacina na rede pública de saúde para proteção de gestante e bebês começa na segunda quinzena de novembro.
O VSR, é um vírus respiratório comum que na maioria das vezes pode causar sintomas leves e semelhantes ao resfriado. A maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas o VSR pode ser grave, especialmente para bebês e idosos. O VSR é um dos principais agentes etiológicos que causam infecções no trato respiratório inferior de lactentes e crianças menores de 2 anos no Brasil, sendo responsável por 75% das bronquiolites — inflamação aguda dos bronquíolos terminais, que são pequenas ramificações que conduzem o ar para dentro dos pulmões, e 40% das pneumonias (infecção dos pulmões). O vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% de pneumonias em crianças menores de 2 anos.
O Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde seguindo o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dose a partir da 28ª semana de gestação. Com a implementação da vacina, será possível avaliar, no Brasil e em outros países, a necessidade de novas doses em futuras gestações.
Conforme a pasta, a vacina tem potencial para prevenir aproximadamente 28 mil internações por ano, com proteção imediata aos recém-nascidos e beneficiará cerca de 2 milhões de bebês nascidos vivos.
Fonte: Ministério da Saúde
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e…
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) promove a III Jornada de Cardiopediatria da…
Em 2023, mais de 303 mil gestantes tiveram bebês antes de completar 37 semanas de…
O tema abriu debates por todo o país, após relato de influencer O ano de…
Segundo dados da maior pesquisa sobre parto e nascimento, no Brasil, houve avanços expressivos na…
O Hospital Ophir Loyola (HOL) se tornou pioneiro, na Região Norte, ao realizar o primeiro…
This website uses cookies.