R$ 300 é o valor mínimo estipulado para a vacina Qdenga contra dengue, da empresa Takeda Pharma Ltda, que chegará na próxima semana às clínicas privadas no país. A decisão foi tomada no início de junho, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A CMED é responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil e pelo estabelecimento de limites para preços de medicamentos, com regras que estimulam a concorrência além do monitoramento da comercialização e aplicação de penalidades quando suas regras são descumpridas.
Mas o preço pode aumentar, dependendo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cada região. No estado do Pará, por exemplo, o ICMS é de 19% desde março desse ano. O que significa que a vacina pode custar R$ 358.
O imunizante que é indicado para a prevenção da doença, foi aprovado para uso aqui no Brasil, pela ANVISA em março deste ano. Ele contém quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue e mostrou uma eficácia de aproximadamente 80%, num esquema de aplicação de duas doses, no intervalo de três meses entre as doses, sendo destinado para pessoas entre 04 e 60 anos de idade que não tiveram ou que já tiveram a doença.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já tinha autorizado a vacina em dezembro do ano passado e a Indonésia também autorizou o uso dela em seu território. E no Brasil já existe uma vacina comercializada nas clínicas privadas contra a dengue. A Dengvaxia, da empresa Sanofi, sendo que a diferença é que ela é indicada somente para pessoas entre 9 a 45 anos de idade e que já tenham sido contaminadas pela doença, com esquema de três doses, em intervalo de seis meses.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.