Educação

UEPA lança primeiro doutorado em enfermagem do Norte

Na última terça-feira (25), foi lançado oficialmente o primeiro doutorado científico em enfermagem do Pará e da Região Norte.

Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEPA (PPGENF/UEPA) abriu um novo espaço para o desenvolvimento acadêmico de profissionais e estudantes da área da saúde e o incentivo à educação.

CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO

Durante a cerimônia de lançamento, estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Antônio Marcos Freire, e a professora Laura Vidal, coordenadora do PPGENF/UEPA, que lidera a organização e implementação do doutorado.

“A UEPA torna-se pioneira do ensino científico na Região Norte e continua, agora com o Amazonas, trazendo o incentivo à produção científica. Que este momento que a ciência nos proporciona possa futuramente nos dar novos instrumentos, conhecimentos, para ajudar a nossa sociedade. É isso que nós queremos: a produção científica e a inteligência da academia em união para ajudar aqueles que mais necessitam”, afirmou Antônio Marcos Freire em seu discurso na solenidade de abertura.

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Antônio Marcos Freire destacou a importância das capacitações e formações contínuas para a transformação da enfermagem brasileira. Ele mencionou o programa Profen – Acordo Cofen/CAPES – de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem, totalmente financiado pelo Sistema Cofen/Coren.

“O programa já formou cerca de 480 enfermeiros mestres atuantes no SUS e, nesta segunda fase, nos próximos cinco anos, formaremos mais 420 mestres e 80 doutores por meio de Programas de Mestrado e Doutorado em Enfermagem atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando um atendimento cada vez mais qualificado à sociedade. Desejamos boa sorte aos docentes, discentes, técnicos e demais participantes deste novo percurso, e estaremos juntos em busca de uma Enfermagem cada vez mais empoderada”, concluiu.

PIONEIRISMO E FUTURO

A coordenadora do PPGENF/UEPA, professora Laura Vidal, também esteve presente no evento e reforçou a importância da nova etapa para a instituição.

O doutorado científico em enfermagem representa um marco para a UEPA e para toda a Região Norte, proporcionando novas oportunidades de crescimento acadêmico e profissional na área da saúde.

Fonte: Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Romeu Lima

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

2 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

2 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

2 dias ago

This website uses cookies.