Doenças

Tuberculose supera COVID como maior causa de morte infecciosa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente um aumento preocupante no número de diagnósticos de tuberculose (TB), ultrapassando 8,2 milhões de novos casos em 2023.

Esse número representa o maior índice de diagnósticos já registrado pela OMS desde o início do monitoramento global da doença em 1995.

Além de ter superado a COVID-19 como a principal causa de mortes por doenças infecciosas, a TB evidenciou os desafios enfrentados na resposta à doença, com subfinanciamento e barreiras no tratamento e prevenção.

RECORDE DE DIAGNÓSTICOS E DESAFIOS PERSISTENTES

Segundo o relatório, em 2023 a tuberculose causou a morte de 1,25 milhão de pessoas, com uma carga global da doença estimada em 10,8 milhões de casos.

Países como Índia, Indonésia, China, Filipinas e Paquistão somam 56% dos casos globais, e a doença afeta principalmente homens, representando 55% dos casos, seguidos de mulheres (33%) e crianças e adolescentes (12%).

Para o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, “o fato, de que a TB ainda mata e adoece tantas pessoas, é um ultraje”, especialmente diante das tecnologias disponíveis para prevenção, diagnóstico e tratamento.

AUMENTO DA TB MULTIRRESISTENTE E LACUNAS NO TRATAMENTO

A tuberculose resistente a medicamentos (TB-MDR/RR) permanece um desafio crítico.

A taxa de sucesso de tratamentos atingiu 68%, mas apenas 44% dos casos foram diagnosticados e tratados em 2023.

Além disso, o financiamento global para combate à TB caiu para 26% da meta anual de US$ 22 bilhões, deixando países de baixa e média renda, que concentram 98% da carga da TB, em situação vulnerável.

CUSTO FINANCEIRO E AÇÕES MULTISSETORIAIS

O impacto financeiro da TB também foi destacado. Em países de baixa e média renda, metade dos lares afetados pela doença enfrentam custos catastróficos para cobrir o tratamento.

Além dos custos, fatores como desnutrição, infecção por HIV, uso de álcool e tabaco e diabetes contribuem para o aumento de casos, reforçando a necessidade de ações que abordem as condições sociais e econômicas dos pacientes.

APELO POR MAIS INVESTIMENTO E MOBILIZAÇÃO GLOBAL

A OMS enfatiza a urgência de ampliar o financiamento e fortalecer as ações contra a TB, incluindo o desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos.

Dra. Tereza Kasaeva, diretora do Programa Global de Tuberculose da OMS, destaca que os marcos globais estão distantes das metas e que é essencial intensificar o apoio financeiro e a colaboração internacional para cumprir os compromissos assumidos.

Fonte: OMS

Romeu Lima

Recent Posts

Governo Federal mantém isenção de impostos em medicamentos

Em resposta a demandas sociais e questões relacionadas ao direito à saúde, o Governo Federal…

11 minutos ago

Anvisa alerta sobre fraude em canetas de Ozempic

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou recentemente um comunicado sobre a falsificação do medicamento…

16 minutos ago

Polêmica: médica afirma que câncer de mama “não existe”

Durante o Outubro Rosa, movimento dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama,…

1 dia ago

UNICEF alerta: falta de vacinação ameaça combate à poliomielite

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trouxe um alerta sério no Dia…

3 dias ago

1ª cirurgia de correção de escoliose é realizada pelo HMUE

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, deu início ao calendário de…

3 dias ago

Profissionais de saúde são treinados contra o Oropouche no Pará

Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Ministério da Saúde reuniu especialistas em…

6 dias ago

This website uses cookies.