Governo

Transformação digital no SUS, inovação para a saúde pública

O Ministério da Saúde está promovendo o primeiro Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS, com mais de 50 expositores e mais de 4,5 mil inscritos, incluindo gestores, pesquisadores e profissionais de saúde. O evento aborda uma série de tópicos relacionados à digitalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua importância para a saúde pública no Brasil.

A secretária nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, enfatiza que a digitalização do SUS vai além da simples implementação de tecnologias. Ela destaca que a transformação digital deve fortalecer os princípios do sistema de saúde, tornando-o mais inclusivo e acessível a todos. Isso envolve o uso da inteligência artificial e da capacidade analítica para processar informações estratégicas que auxiliem na tomada de decisões em todas as etapas da atenção à saúde, desde a promoção e prevenção até o tratamento e vigilância sanitária.

Além disso, Ana Estela ressalta a importância de capacitar todos os envolvidos no processo de transformação digital e incentivar a pesquisa para a inovação. Ela acredita que essas ações são fundamentais para garantir que a população se beneficie com o fortalecimento do SUS por meio das tecnologias digitais, melhorando o acesso e a continuidade dos cuidados de saúde, independentemente da presença física do paciente.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também destaca a importância da inovação digital para fortalecer o SUS e superar desafios, como a desigualdade na saúde. Ela ressalta que a inovação digital tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento, a continuidade dos cuidados e a identificação oportuna de grupos em possível risco.

O Simpósio aborda temas como a transformação digital dos sistemas de saúde, telessaúde, ciência de dados e inteligência artificial, arquitetura de interoperabilidade, complexo econômico e industrial da saúde, gestão e proteção de dados pessoais. O evento também inclui exposição de iniciativas que utilizam tecnologias digitais no SUS, apresentação de projetos inovadores e uma mostra de experiências bem-sucedidas.

A digitalização do SUS é vista como uma ação estruturante que visa melhorar o sistema de saúde, tornando-o mais eficiente e acessível a todos os brasileiros. A expectativa é que essa transformação digital beneficie a população e acelere o progresso do sistema de saúde no país.

Fonte: Ministério da Saúde

Romeu Lima

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

11 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

11 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

3 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

3 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.