homem injetando hormônio testosterona em seu corpo Por wirestock
A testosterona, frequentemente associada ao desenvolvimento masculino, desempenha papéis cruciais em ambos os sexos, indo além das características físicas típicas.
Derivada da junção de “testis” (testículos em latim) e “esteroides”, a testosterona é crucial para o crescimento, desenvolvimento muscular e regulação hormonal em homens e mulheres.
Enquanto nos homens estimula características como pelos faciais e crescimento muscular, nas mulheres influencia saúde óssea, músculos e libido, além de regular o ciclo reprodutivo.
Níveis elevados de testosterona podem causar crescimento excessivo de pelos e acne em mulheres, enquanto homens podem enfrentar acne, infertilidade e distúrbios do sono.
Contrariando crenças populares, a testosterona não é diretamente responsável pela calvície masculina, embora possa agravar o problema em pessoas geneticamente predispostas.
A baixa testosterona pode levar a fadiga, perda muscular, disfunção sexual e alterações de humor severas, como ansiedade e depressão, afetando ambos os sexos.
O Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de testosterona por motivos estéticos, limitando sua aplicação a condições médicas como hipogonadismo e terapia de gênero para homens trans.
Embora seu uso deva ser estritamente controlado, a testosterona desempenha um papel vital na saúde e bem-estar, destacando-se como um elemento chave da fisiologia humana além das fronteiras de gênero.
Fonte: Veja Saúde
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.