TDAH: Entenda quais os sintomas e como diagnosticar o transtorno

Inquietação, movimentação pelo ambiente, mexer em vários objetos e dificuldade de permanecer atentos em atividades longas. Esses são alguns dos primeiros sinais de alerta que podem caracterizar Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Segundo Ministério da Saúde, acredita-se que em torno de 60% das crianças e adolescentes com TDAH entrarão na vida adulta com alguns dos sintomas de desatenção e hiperatividade/ impulsividade, porém em menor número.

O professor da Universidade Federal do Pará e PhD em Psicologia, Janari Pedrosos, explica que o transtorno se manifesta pelo comportamento. “O TDAH é um transtorno neurobiológico com determinantes genéticos que manifestam no comportamento sintomas característicos de hiperatividade, déficit de atenção, impulsividade que se manifestam na criança e acompanham toda a trajetória de vida”, afirmou.

O diagnóstico ajuda a identificar o transtorno na criança e adulto, segundo o professor. “O diagnóstico é clínico, mas normalmente existem exames complementares, avaliação psicológica com usos de testes psicológicos ou neuropsicológicos para avaliar atenção, concentração. Exame neurológico para excluir outros problemas no diagnóstico diferencial, psiquiátrico para avaliar comorbidades: ansiedade, depressão entre outras”, explicou.

Normalmente na escola os sintomas são mais visíveis, avalia o especialista. “Esses comportamentos interferem na aprendizagem. No adulto, referem que as dificuldades interferiram no período escolar. Muitos adultos se reconhecem nós sintomas. É recomendado procurar  psicólogos, neurologista e ou psiquiatras para o diagnóstico”, esclareceu Janari.

O tratamento deve ser feito de forma multidisciplinar e com auxílio de remédios. “Existe tratamento, uso de medicamentos e psicoterapia com orientação familiar e na escola. Normalmente os pacientes reagem bem o tratamento com melhora significativa no desempenho acadêmico e em casa”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

7 horas ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

9 horas ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

1 dia ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

1 dia ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

2 dias ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

2 dias ago

This website uses cookies.