Colunistas

Tamanho das porções dos alimentos contribuem para o ganho de peso

Um estudo realizado em cinco países, incluindo o Brasil, mostra que o tamanho das porções de comida servidas em restaurantes populares contribui para o aumento da obesidade. Os pesquisadores pesaram e mediram o valor calórico de uma refeição completa e identificaram que o volume calórico por prato feito chega a ser, em média, 33% maior do que a de um lanche de fast food.

Esse estudo analisou as refeições conhecidas por nós como prato feito, o famoso PF, fornece em uma única refeição entre 70% e 120% das necessidades calóricas diárias para uma mulher sedentária, o que corresponde a cerca de 2 mil quilocalorias (kcal). Ficou surpreso? Chama atenção que o PF estaria contribuindo para o ganho de peso. Esse estudo atribui ao fato de porções generosas, sal e gordura. Além disso, uma questão cultural de não deixar comida no prato contribui para o consumo. O ato de se servir e colocar no prato o que vai ser consumido, respeitando o estímulo da saciedade (parar de comer quando nos sentimos satisfeitos) seria o contraponto ideal.

O estudo contribui para afirmar o valor das porções para a saúde. Sabemos que o peso adequado está relacionado a mais saúde e que estar acima do peso favorece ao risco de desenvolver outras doenças como hipertensão, diabetes e até câncer. Para ter um prato mais saudável, se possível, monte seu próprio prato com comida de verdade e coloque mais verduras, grãos integrais.

Comida caseira faz bem para a saúde. Comer em casa favorece o melhor controle de porções, gordura, sal e calorias. Fazer refeições em casa também favorece a saúde mental e a conexão entre famílias. Uma reflexão necessária em tempos que as porções estão cada vez maiores.

Camila Moretti

Médica especialista em cirurgia geral RQE 3241 Pós graduada em Coloproctologia pelo Hospital Sírio Libanês Pós- Graduada em Nutrologia pela ABRAN Coordenadora clínica da EMTN do Hospital Metropolitano de Belém CEO do Instituto nutrindo sonhos e Ideias CEO do labnutro ( Laboratório de Nutrologia avançada) Coordenadora da Pós Graduação de Nutrologia Clínica, Esportiva e Hospitalar da faculdade IDE Vice Diretora do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida - Pará

Share
Published by
Camila Moretti

Recent Posts

Luana Bertolucci está em tratamento contra Linfoma de Hodgkin

A jogadora de futebol Luana Bertolucci trouxe à tona uma notícia impactante nesta segunda-feira, por…

16 horas ago

Felipe Simas alerta após diagnóstico de neurite óptica

Felipe Simas, ator de 31 anos, surpreendeu seus seguidores nesta segunda-feira (29) ao compartilhar em…

16 horas ago

Vacina contra HPV agora disponível para pacientes com PRR

A partir desta segunda-feira (22), os pacientes diagnosticados com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) passam a…

17 horas ago

Banco de leite humano da Santa Casa do Pará recebe certificado

O Banco de Leite Humano (BLH) João Aprígio Guerra de Almeida, parte integrante da Fundação…

17 horas ago

Perna errada de criança é operada em Campina Grande

Uma situação lamentável chocou familiares e profissionais de saúde no Hospital de Emergência e Trauma…

4 dias ago

Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do filho Pietro

Na noite da última quinta-feira (26), Gabi Luthai, aos 31 anos, abriu seu coração nas…

4 dias ago

This website uses cookies.