Suplementos alimentares devem ser usados de acordo com recomendação de especialistas

Os suplementos alimentares são usados por muitas pessoas como forma para ganhar ou perder massa. Mas, qual o verdadeiro objetivo da suplementação alimentar? De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. 

Especialistas reforçam a importância de usar a suplementação alimentar conforme recomendações de profissionais como o nutricionista.   

O uso de suplementação nem sempre é necessário e geralmente, nem todas as pessoas que treinam precisam tomar suplemento. De acordo com a Nutricionista Thais Franco, na maioria das vezes, a alimentação adequada pode ser o bastante. “Em muitos casos a própria alimentação é o suficiente. Quanto mais variada e diversificada em alimentos, mais fácil de atingir as recomendações de nutrientes para o corpo e pode dar conta de oferecer tudo aquilo que o corpo precisa antes e após um treinamento físico. Os suplementos devem ser um plus em alguns casos, quando não se consegue atingir as recomendações através da alimentação, ou em casos de treinos muito intensos, ou pela rotina diária”, destaca.  

A especialista esclarece é necessário usar o suplemento de acordo com a necessidade. “Os suplementos devem ser utilizados quando não conseguimos atingir essas recomendações que vão variar com o tipo, intensidade, frequência de treino e até a modalidade esportiva”, ressalta.  

O uso indiscriminado da suplementação pode trazer riscos à saúde quando o uso não é orientado por um profissional explica a especialista. “Quando a utilização de suplementos é feita de forma orientada por um profissional, os riscos são mínimos ou zero. Os efeitos colaterais se dão quando utilizamos em excesso ou de forma errada ou até mesmo produtos sem qualidade. Além do mais, precisamos ficar atentos ao que estamos consumindo, pois, grande parte dos suplementos encontrados no mercado possuem muitos aditivos químicos corantes, adoçantes, conservantes, estabilizantes e isso pode até prejudicar o resultado”, afirma.  

Por fim, Thais enfatiza que o uso de suplementação adequada pode trazer muitos benefícios à saúde e os suplementos não substituem alimentação. “A suplementação adequada acompanhada por profissional habilitado pode trazer diversos benefícios como otimizar treinos, melhorar o rendimento no treinamento, evitar fadiga, fornecer energia e até recuperar após treinos intensos. Porém, é importante frisar que os suplementos jamais devem substituir os alimentos, eles devem ser utilizados quando se percebe que há uma falta ou carência de um determinado nutriente”, conclui.  

Milena Alves

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

8 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

8 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.