O Ministério da Saúde informou que assinou na última segunda-feira (15) um contrato para garantir a aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida (molécula asparte) com o intuito de garantir o abastecimento da rede no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, o quantidade de insulinas solicitadas é o suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes. A previsão para a primeira entrega deve ser feita até 9 de julho.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde relatou “dificuldade de aquisição” da insulina análoga de ação rápida, usada para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1, que atinge aproximadamente entre 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com a doença. Além disso, a pasta anunciou outras medidas para evitar o desabastecimento na rede pública, o que inclui o remanejamento dos estoques existentes entre os estados e também a autorização de compra pelas secretarias estaduais de saúde com ressarcimento por parte do governo federal.
“Cabe reforçar que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional de insulina análoga de ação rápida de forma sustentável e capaz de atender às necessidades nacionais”, destacou a pasta.
“A expectativa, a partir do diálogo constante com as secretarias estaduais de saúde e monitoramento intenso por parte do ministério em parceria com o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde], é que seja possível manter o abastecimento igualitário na rede SUS até o início de junho a partir do remanejamento entre os entes federados. Além disso, o Ministério da Saúde vem ressarcindo os estados que possuem pauta vigente para aquisição direta do fármaco.”
O Ministério da Saúde também reforçou que as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado” e que o caso da insulina análoga de ação rápida está sendo tratado “com máxima prioridade” com fornecedores nacionais e internacionais para que o insumo seja assegurado para a população.
Fonte: Agência Brasil
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.