Beleza

Sespa alerta dos perigos da cola instantânea em cílios e unhas

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS), emitiu um alerta crucial sobre os perigos associados à utilização incorreta de produtos à base de cola instantânea em procedimentos estéticos. Este comunicado urgente surge em resposta a relatos alarmantes de indivíduos que experimentaram reações adversas graves após utilizar esses produtos para aplicação de cílios e unhas postiças.

RISCOS À SAÚDE: REAÇÕES ALÉRGICAS E POSSIBILIDADE DE DANOS OCULARES

Os relatos recebidos pela Sespa indicam uma série de efeitos colaterais preocupantes, que vão desde reações alérgicas até irritação e ardência nos olhos, levando até mesmo ao lacrimejamento excessivo. É crucial ressaltar que esses produtos, como a cola instantânea Super Bonder e similares, não são destinados ao contato com a pele, unhas ou olhos e, portanto, não foram submetidos a testes que comprovem sua segurança nessas aplicações.

CONSUMIDORES E PROFISSIONAIS DE ESTÉTICA

Tanto consumidores quanto profissionais do ramo de estética devem estar cientes dos perigos associados ao uso dessas colas instantâneas. A Sespa enfatiza a importância de se utilizar exclusivamente produtos cosméticos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir a segurança e integridade da saúde.

PROCEDIMENTOS EM CASO DE COMPLICAÇÕES

Em caso de qualquer complicação decorrente do uso desses produtos, é fundamental buscar assistência médica imediata. Além disso, qualquer problema deve ser prontamente comunicado à Vigilância Sanitária local, seja do município ou do Estado, para que as devidas investigações sejam conduzidas.

ACIONAMENTO DO SISTEMA E-NOTIVISA PARA NOTIFICAÇÕES

Para notificar eventos adversos relacionados ao uso de produtos cosméticos ou a utilização indevida de produtos não regulamentados, os cidadãos podem acessar o sistema e-Notivisa através do Login Único do Governo Federal (conta no gov.br). Qualquer pessoa com CPF pode fazer uma reclamação, seja em nome próprio ou em nome de terceiros.

Em suma, a utilização de produtos à base de cola instantânea em procedimentos estéticos representa um sério risco à saúde pública. A conscientização e adoção de medidas preventivas são essenciais para mitigar esses perigos e proteger a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos.

Fonte: Agência Pará

Romeu Lima

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

15 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

15 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

3 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

3 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

3 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.