Imagem: Freepik
No Dia dos Pais, é comum buscar o presente perfeito para o pai que aconselha, brinca e cuida em todos os momentos. Mas o que realmente importa é garantir que ele esteja com a saúde em dia, e para isso, é necessário a realização de exames de rotinas que visam identificar problemas de saúde precocemente.
De acordo com Eliezer Santino, médico da clínica San Moreno — pós graduado em medicina de urgência e em auditoria de serviços médicos, o check-up é fundamental para prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida, porém os homens, em comparação com as mulheres, demonstram mais resistência ao procurar atendimento médico.
“Elas procuram muito mais o médico do que os homens. Isso, pra gente, é péssimo. O homem, a gente costuma dizer que só procura quando realmente a dor não tá mais aguentando, por isso temos que batalhar para mudar essa questão. Os exames de rotina são indispensáveis para a saúde masculina, principalmente os relacionados à próstata. A partir de uma certa idade, a gente já tem que fazer o PSA e o ultrassom da próstata que são dois exames bem específicos para olharmos como está esse funcionamento dela, e diagnosticar se há indícios ou não de câncer de próstata, que é um dos cânceres mais previstos no homem.”
A próstata produz o PSA (Antígeno Prostático Específico), uma proteína cujos níveis no sangue podem indicar problemas na glândula. O exame de PSA total mede a quantidade total dessa proteína no sangue, enquanto o PSA livre mede apenas a fração que não está ligada a outras proteínas.
“Já os exames indispensáveis para o homem, como um todo, são: colesterol, glicemia, hemoglobina glicada — uma ferramenta fundamental para detectar casos de pré-diabetes ou diabetes —, funções hepáticas e renais, exames de urina, e exames cardíacos, como Holter, MAPA, teste ergométrico, eletro e ecocardiograma. “A gente precisa saber como está o funcionamento do corpo inteiro para ter a noção de qual medicação devemos iniciar”, diz Eliezer.
Ele acrescenta que é fundamental entender que a pressão alta ou o diabetes podem levar a um dos principais problemas de saúde pública: a doença renal. “Para evitar uma hemodiálise, muitas vezes basta tratar a pressão alta ou o diabetes logo no início, para que a situação não evolua para esse ponto.”
O médico ressalta que a frequência necessária do check-up depende muito do paciente e do histórico familiar que ele apresenta. “Se tem um histórico de câncer na família, se o paciente é tabagista ou não, se é sedentário ou não, se faz uso de drogas. Drogas crônicas, drogas recreativas, isso aí a gente tem que ter uma base sobre qual paciente a gente está atendendo para poder ter essa resposta da frequência, mas em geral, pelo menos uma vez por ano.”
Sobre a idade ideal para cada avaliação médica, o especialista em medicina de urgência e auditoria de serviços médicos orienta que homens com histórico familiar de câncer realizem o exame de próstata a partir dos 45 anos. Para os demais, os exames de rotina — como PSA e ultrassom da próstata — devem começar aos 50 anos. Ele complementa que, em sua prática, costuma recomendar que os pacientes iniciem a partir dos 40 anos.
“Um exame que está em alta procura no momento, por conta da morte da Preta Gil, é a colonoscopia, utilizada para rastrear o câncer de intestino. Esse exame deveria ser feito a partir dos 40 ou 45 anos. Contudo, muita gente evita realizá-lo, porque exige um preparo incômodo. Ainda assim, é um exame importantíssimo, que pode salvar muitas vidas. Se existe um procedimento capaz de ajudar muitas pessoas a prevenir o câncer de intestino e de estômago, são justamente a colonoscopia e a endoscopia, os quais infelizmente, as pessoas geralmente fogem.”
Segundo o especialista, os homens mais jovens devem se atentar também aos exames laboratoriais; inclusive, alguns são necessários para avaliar a saúde sexual, os níveis de testosterona, as sorologias, as doenças sexualmente transmissíveis que podem ocorrer principalmente na juventude, finaliza.
Gabrielle Nogueira | Front Saúde
A unidade de investigação biomédica da Agência Francesa para a Energia Nuclear e as Energias…
Cinco hospitais públicos do Pará mantêm hortas hospitalares ativas, que aliam a produção de alimentos…
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou na segunda-feira (4), que o…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu um webinar para apresentar o projeto-piloto do…
A vacina contra o vírus HPV, no Rio de Janeiro, encontra-se disponível para adolescentes entre…
A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social (Sepes) realiza neste domingo,…
This website uses cookies.