O Ministério da Saúde anunciou uma significativa atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho, marcando um marco importante após 24 anos da sua última revisão. A mudança visa adequar o protocolo às necessidades dos trabalhadores, colocando a saúde ocupacional no centro do debate sobre saúde pública.
A atualização incorpora 165 novas patologias que afetam a integridade física ou mental do trabalhador. Entre as adições, destacam-se a Covid-19, doenças de saúde mental, distúrbios músculo-esqueléticos e diversos tipos de câncer.
Veja a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) AQUI!
O novo protocolo é dividido em duas partes: a primeira aborda os riscos para o desenvolvimento de doenças, enquanto a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento. Com essa revisão, a quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347.
A divulgação da nova listagem ocorreu durante o 11º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, conhecido como ‘Renastão’. O evento, em Brasília, reúne profissionais, técnicos e gestores da Renast, além de representações de trabalhadores e movimentos sociais.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022. A maioria das notificações, 52,9%, refere-se a acidentes de trabalho graves.
No levantamento, constatou-se que 26,8% das notificações foram devidas à exposição a material biológico, 12,2% a acidentes com animais peçonhentos e 3,7% a lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Em 2023, já são mais de 390 mil casos notificados.
As alterações na lista buscam contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância, visando criar ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. A nova listagem será aplicável a toda a população trabalhadora, independente da natureza do trabalho.
Os ajustes na lista receberam parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social. O texto entrará em vigor após 30 dias da publicação da portaria.
Renast
O tema central do ‘Renastão’ de 2023 é “Saúde no mundo do trabalho como um direito humano”. O evento visa fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que orienta a promoção da saúde dos trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde sua instituição em 2002, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) desenvolve estratégias para reduzir a morbimortalidade entre os profissionais, contando atualmente com 215 unidades habilitadas em todo o país.
Fonte: Ministério da Saúde
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.