Saúde Pública

Santa Casa do Pará é certificada com selo Qmentum Platinum, referência mundial em qualidade

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará conquistou a certificação internacional Qmentum em nível Platinum e se tornou o segundo hospital público do Brasil com 100% de gestão SUS (Sistema Único de Saúde) a alcançar esse reconhecimento. O reconhecimento confirma que a instituição adota processos assistenciais e de gestão alinhados a padrões internacionais de excelência que reforça o compromisso com a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.

O Qmentum Platinum é um nível avançado de acreditação internacional para organizações de saúde, parte da metodologia canadense Qmentum, que avalia a qualidade e a segurança dos serviços prestados ao paciente. A certificação indica que a instituição alcançou altos padrões em governança, gestão e processos assistenciais, garantindo um cuidado seguro, eficiente e centrado no paciente, conforme os critérios da Quality Global Alliance.

Segundo o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, a conquista é resultado de um trabalho contínuo de qualificação da assistência. “Esse feito é fruto de dois anos de trabalho intenso em treinamentos e capacitações. Após conquistarmos a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em Nível de Excelência — ONA 3 —, nos desafiamos a buscar um reconhecimento com validade internacional. A metodologia canadense escolhida exige ainda mais maturidade na gestão assistencial, protocolos clínicos e de segurança, além de comprovar ciclos consistentes de melhoria. Hoje, todas as nossas atividades de atendimento cumprem padrões internacionais.”

O processo de qualificação Qmentum foi realizado no início de agosto, durante três dias, por quatro avaliadores externos. A equipe analisou gestão de riscos, protocolos de segurança, qualidade clínica, capacitação de profissionais e indicadores de desempenho.

A Santa Casa alcançou o nível Platinum já na primeira avaliação, recebendo reconhecimento por implementar os fundamentos de qualidade e segurança, focar no cuidado centrado no paciente e prestar serviços de forma consistente e padronizada.

Fonte: Agência Pará

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Riqueza Amazônida: microrganismos da Amazônia podem revolucionar saúde e produção agrícola

 A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), campus…

24 horas ago

Barcarena Conquista 2º Lugar em Concurso de Ouvidorias

O município de Barcarena conquistou destaque nacional no 7º Concurso Nacional de Boas Práticas em…

1 dia ago

Israel Anuncia Marco na Medicina: transplante inédito de medula espinhal

Israel se prepara para realizar uma execução inédita na medicina: o primeiro transplante de medula…

2 dias ago

Ministro da Saúde anuncia investimento adicional de R$ 170 milhões para ampliar atendimento na rede federal de saúde do Rio

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (2), investimento adicional de 170 milhões…

3 dias ago

Novo centro na USP aposta em IA para transformar gestão de hospitais e clínicas

O Centro de Inovação da USP (InovaUSP) recebeu autoridades, pesquisadores e representantes de empresas parceiras…

3 dias ago

Brasil registra 14 internações infantis por acidentes a cada hora

Dados da Aldeias Infantis SOS, organização que lidera um movimento global em defesa de crianças,…

4 dias ago

This website uses cookies.