Saiba os benefícios do treino e dieta em casal para o corpo - FRONT SAÚDE
Freepik

Saiba os benefícios do treino e dieta em casal para o corpo

Começar um relacionamento pode fazer com que os números na balança subam. Especialistas orientam sobre como evitar o aumento de peso, além de explicar o que fazer para que o relacionamento não cai na rotina. Uma dica que pode ajudar é manter uma rotina saudável em conjunto, o que inclui a dieta e a atividade física.

A nutricionista Tatiane Schallitz explica quais os fatores que ajudam na potencialização dos resultados para a saúde mental e do corpo: a motivação, o ambiente, a organização e a implementação da rotina saudável.

“A motivação ocorre quando há uma rede de apoio mútuo dentro de casa. Quando um precisar de suporte, em dias mais difíceis, o outro estará para lembrar os motivos que os levaram a começar e todos os benefícios de se manter nesse caminho. Quando o casal embarca juntos em uma vida saudável, diminui a chance de ter ‘tentações’. Por isso, o ambiente de um casal que visa uma rotina saudável favorece a manutenção de um estilo de vida saudável. A organização garante facilidade nas compras e preparações para planejar as refeições, o que faz com que ganhemos tempo. É muito mais fácil planejar as refeições a dois, do que ficar cozinhando ou comprando coisas diferentes de forma separada”, enumerou a nutricionista.

Já o psiquiatra Higor Caldato explica porque ss refeições e a prática de exercícios em dupla podem fortalecer a relação de um de casal.

“Enquanto as endorfinas são liberadas quando você se exercita sozinho ou em dupla, mais endorfinas serão liberadas quando você estiver com um parceiro, você tende a sorrir mais, o que é uma atividade de liberação de endorfina por si só. Essa elevação de humor não é apenas boa para o seu nível de condicionamento físico (já que você tende a aproveitar mais os treinos), mas também tem um impacto positivo e de longo prazo em seu relacionamento com seu parceiro fora da academia. Ser feliz junto mantém o casal unido”, completa.

Dicas de exercícios para fazer em dupla

E que tal aprender exercícios físicos para praticar em dupla a dois? O personal trainer Matheus Vianna lista essas atividades. Confira:

Iniciantes: 2 circuitos com 12 repetições de cada exercício.

Intermediários: 3 circuitos com 15 repetições de cada exercício.

Avançados: 3 circuitos com 20 repetições de cada exercício e menos tempo de descanso.

● Em cada circuito, façam uma série do exercício, trocando de lugar antes de seguir para o seguinte.

● Intervalo de descanso: Para iniciantes de 30 segundos a 1 min, dependendo do condicionamento de cada um. Intermediários e avançados, menos tempo possível – respeitando sempre os limites do seu corpo.

1. Prancha tocando as mãos:

a. De frente um para o outro, façam uma prancha com os braços estendidos.

b. Tirem a mão direita do solo e batendo palma à frente. Façam o mesmo para o outro lado em repetição.

2. Prancha com burpee:

a. Ele fica em prancha e você, em pé ao lado.

b. Salte sobre as pernas dele e faça um burpee: apoie as mãos no solo, forme uma prancha e encoste o peitoral no solo. Levante-se e salte de novo.

3. Corrida parada:

Tempo de execução: 10 segundos.

Ela é importante para a pressão arterial não subir demais.

4. Leg press

a. Deite-se de barriga para cima com as pernas para o alto. Apoie os pés no peitoral dele, que deve manter o corpo inclinado.

b. Flexione os joelhos o máximo que conseguir. Se quiser dificultar, quem estiver em pé pode fazer força contrária ao movimento das pernas, ficando mais pesado.

5. Agachamento de mãos dadas

a. Com as pernas afastadas na largura dos ombros, segure as mãos do seu parceiro, cruzando os braços.

b. Deixem o corpo cair um pouco para trás e agache com os braços estendidos

6. Agachamento

a. Fiquem de frente um para o outro e agachem.

b. Enquanto um estiver executando o exercício, o outro está em isometria na posição de agachamento.

Ao fim do ciclo de repetições do parceiro, o outro deverá ficar na posição enquanto o parceiro executa a tarefa.

7. Ponte e tríceps

a. Enquanto você deita no chão e eleva o quadril, seu parceiro, de costas, apóia as mãos nos seus joelhos, com os dedos direcionados para seu corpo.

b. Ele flexiona os cotovelos até formar um ângulo de 90°, levando o bumbum em direção aos seus pés. As costas dele devem ficar próximas às suas pernas.

8. Burpee

Tempo de execução: 20 segundos.

a. Posição de prancha, pule para a frente ainda com as mãos no chão e depois salte para o alto. Neste momento, toque as mãos com o parceiro (a).

b. Contraia bem o abdômen para não formar as costas quando jogar o pé atrás.

9. Abdominal em conjunto

Tempo de execução: 20 segundos.

a. Deite-se, com os pés no chão. Uma das pessoas deve estar com os pés em cima do pé do outro. Deixe as pernas sempre na linha do ombro, para não forçar a coluna e ficar na posição perfeita. Não deixe o queixo encostar no peito, senão pode forçar a cervical. Inspire pelo nariz e expire pela boca ao subir.

b. Basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos do abdômen. Nesse momento, toque as mãos com o seu parceiro (a).

10. Abdominal infra solo

a. Enquanto você deita no chão, o seu companheiro deve ficar em pé. Com o braço esticado, segure no tornozelo do seu parceiro.

b. Suba e desça apenas o quadril e depois troque com o seu parceiro.

Com informações de assessoria