Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Começar uma rotina de exercícios exige determinação e foco, principalmente de você está há um tempo parado. Porém, se exercitar é preciso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendação que adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos, até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias.

O primeiro passo é procurar um profissional que possa dar orientação. É o recomenda o educador físico Ricardo Abadessa. “O primeiro passo sempre é a busca pelo profissional adequado para a orientação. Se a pessoa não apresentar problemas específicos (lesão  articular, arritmia etc) para iniciar uma atividade. Ela pode iniciar com inúmeras atividades”, afirmou.

A necessidade de cada pessoa é o termômetro para o desenvolvimento do cronograma de exercícios específico para cada tipo de metabolismo. “Se a pessoa está com excesso  de peso, treino combinados de melhora de condicionamento  e força são  ideias, mas se apresentar uma lesão no joelho, começar por essa reabilitação. Para iniciantes tudo que vai variar para fazer ou não é  a intensidade prescrita, se combinar com alguma atividade que ela gosta,(yoga, natação, tênis etc) melhor ainda, pois o principal  objetivo  de se fazer o exercício  é mantê-lo para a vida toda”, explicou.

O sedentarismo é uma porta de entrada para doenças, como hipertensão, diabete, gordura no fígado e outras, alertou Ricardo. “É necessário um tratamento multiprofissional para estar saudável. Existe um laudo feito pelo médico liberando para exercícios orientados. O principal cuidado para sair do sedentarismo e começar com calma, no início qualquer  inclusão de atividade física  ou exercício vai gerar melhoras ou risco de problemas, então, uma simples caminhada pode ser feita, mas como ser feita, é  o x da questão. Dependendo da pessoa 20 min de caminha  pode gerar benefícios ou problemas.”, concluiu.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio