Queimadas, desmatamento, poluição do ar, emissão de gases de efeito estufa e outras atividades realizadas pelo homem contribuem para as mudanças climáticas, que consequentemente causam a destruição da vida na terra. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde.
Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), revelou seis conclusões que deixam o cenário ainda mais preocupante: Os impactos climáticos já estão mais severos e generalizados do que se esperava, estamos fadados a sofrer impactos climáticos ainda piores em curto prazo, os riscos vão aumentar rapidamente com as temperaturas mais altas, com frequência gerando impactos climáticos irreversíveis, desigualdade, conflitos e desafios de desenvolvimento aumentam a vulnerabilidade aos riscos climáticos, a adaptação é essencial. Soluções viáveis já existem, mas mais apoio precisa chegar às comunidades vulneráveis e mas alguns impactos das mudanças climáticas já são severos demais para pensar em adaptação. O mundo precisa agir com urgência para lidar com as perdas e danos.
A pneumologista Lúcia Sales cita alguns exemplos sobre os ricos que essas mudanças trazem à saúde:
Ondas de calor: causam desidratação especialmente em crianças e idosos;
Inundações: facilitam a transmissão de doenças especialmente por vírus que podem levar a surtos de diarreia, leptospirose, dengue dentre outros;
Poluição ambiental por queima de biomassa: exacerbação de doenças respiratórias como rinite, asma, doenças pulmonares fibrosantes, doença pulmonar obstrutiva crônica.
*Com informações do site Arch Daily
Jovem usando um smartphone em sua cama à noite Por amenic181 Um estudo norueguês com…
A Caderneta Digital da Criança agora está no Meu SUS Digital O Ministério da Saúde…
Arte do InfoGripe divulgado pela Fiocruz Um novo relatório da Fiocruz revela que os casos…
Detalhe dos diferentes tipos de medicamentos na mesa. Conceito de tratamento médico, cuidados de saúde.…
Grupo de mulheres esportivas, grama e garrafa em círculo para brinde, celebração e diversidade com…
Os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg em um único comprimido Foto: divulgação do Fiocruz…
This website uses cookies.