A Lei Nº 14.602/23, do Descanso Digno para a Enfermagem, foi sancionada hoje pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e publicada no Diário Oficial da União (DOU). A lei sancionada modifica a Lei Nº 7.498/86 sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e acrescenta o artigo 15-E, onde torna obrigatório que as instituições de saúde, sejam elas, públicas ou privadas, ofertem aos profissionais de enfermagem, condições adequadas de repouso, durante todo o horário de trabalho.
O projeto de lei criado em 2016 pelo senador Valdir Raupp, exigia que os locais de repouso dos profissionais de enfermagem devam ser destinados especificamente para o descanso de enfermeiros, parteiras, técnicos ou auxiliares de enfermagem que trabalham no local, além de serem arejados, com mobiliário adequado, conforto, instalações sanitárias e com tamanho compatível com a quantidade de profissionais em serviço no momento.
A mudança na lei é uma medida para preservar a integridade física dos enfermeiros, parteiras, técnicos ou auxiliares de enfermagem e das pessoas por eles atendidas. A justificativa foi porque o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), realizaram uma pesquisa sobre o perfil da enfermagem no Brasil. Onde concluíram a inexistência de locais adequados para o repouso dos mencionados profissionais, que prejudicava a saúde desses obreiros, colocando em risco o bem-estar dos pacientes por eles atendidos.
A presidente do COFEN, Betânia Santos, afirmou que, “a conquista do Descanso Digno é uma grande vitória para a Enfermagem. Temos diversas solicitações urgentes e esta é sem dúvidas uma pauta de extrema relevância. Trabalhamos sempre no limite, sob forte pressão e necessitamos de um cuidado correto para nosso repouso digno. Podemos e devemos conquistar tudo aquilo que é fundamental para a nossa plena valorização.”
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.